Notícia na íntegra

Domingo, 21 de Novembro de 2021 | Horário: 08:57

São Paulo reconhece 30 empresas e organizações com Selo de Igualdade Racial

Cerimônia no palco da 1ª EXPO Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (22), certifica instituições privadas que têm no quadro de profissionais ao menos 20% de pessoas negras em diferentes níveis hierárquicos e funções

Ponto alto das ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na I Expo Internacional da Consciência Negra, a entrega do Selo Igualdade Racial de 2021, às 16h de segunda-feira, 22 de novembro, em cerimônia no palco principal da exposição promovida pela Prefeitura de São Paulo, no Anhembi, marca o ápice de um longo processo de incentivo e promoção à igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

O Programa Selo Igualdade Racial foi instituído por lei municipal em dezembro de 2015, regulamentada dois anos depois, e este ano recebeu 41 inscrições de empresas e organizações interessadas em obter a distinção conferida pelo Selo. Após uma minuciosa análise do Comitê de Ações Afirmativas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial 30 destas propostas foram consideradas em total conformidade com as normas e, portanto, merecedoras do Selo municipal de Igualdade Racial.

O objetivo do Selo é incentivar as empresas e organizações privadas a adotarem políticas afirmativas no âmbito do trabalho que permitam promover a igualdade étnico-racial em termos de oportunidades materiais, mitigar e eliminar gradualmente os atos discriminatórios como uma forma de reparação de injustiças historicamente cometidas contra a população negra.

"O Selo de Igualdade Racial é mais um reconhecimento importante do poder público às instituições que buscam dentro de suas atividades diminuir a discriminação racial. Precisamos de um mercado de trabalho mais diverso e mais igualitário nas oportunidades", afirma a secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues.

A área de promoção à igualdade racial da SMDHC que é responsável pelo selo, também incentiva as instituições que, embora ainda não tenham atingido o percentual mínimo de 20% em seus quadros de funcionários, ou alcançaram a meta apenas em parte dos cargos e funções que oferecem, mas que buscam evolução neste aspecto a conhecer boas práticas e trocar experiências, por meio de imersões com especialistas no tema e do acompanhamento das atividades do Selo Igualdade Racial.

A validade do Selo é de um ano, e pode ser renovado. As instituições agraciadas podem utilizar o Selo de Igualdade Racial em suas relações públicas e campanhas publicitárias. "O selo cumpre um papel importante ao incentivar a busca por uma sociedade mais humana, com maior representatividade da população negra no mundo corporativo, também em cargos de liderança e oferece uma distinção às empresas que já percebem a importância disso para seus consumidores e para o próprio negócio. Fica cada vez mais claro que equipes com maior diversidade, trabalhando em ambientes colaborativos, conseguem entregar resultados melhores", afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

Lista de habilitadas para recebimento ao Selo Igualdade Racial

99 Jobs Desenvolvimento humano LTDA

Alicerce Educacional LTDA.

AMIL Assistência Médica Internacional S.A

Associação Ago Lonã

Associação Aristocrata Clube

Associação Beneficente Educacional e Cultural Ile Ase Iyalode Oyo

Associação Beneficente Luz da Sabedoria

Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP)

Associação Franciscana de Solidariedade

Associação Lyra

Associação Pró-Falcêmicos - APROFe

Associação Projeto Nacional de Ensino - PRONACE

Casa de Marias

CAMP - Centro de aprendizagem e melhoramento profissional

Coletivo Meninas Mahin

Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. de São Paulo - Prodam-SP

Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria

Grupo de assistência ao tratamento e hospedagem infantil - Grathi

Instituto Akhanda

Instituto Ativamente Juventude Negra

Instituto Consulado da Mulher

Laboratório Fantasma Produções

Minuto Consultoria

Oliver Press Comunicação Integrada

PepsiCo do Brasil Ltda

Rede despertar sonhos

São Paulo Parcerias S.A.

Unimais Vestibulares

Vetor Brasil

VM Rede de comunicações

SERVIÇO

Entrega do Selo de Igualdade Racial

22/11/2021, às 16h

Local: Palco principal da I Expo Internacional da Consciência Negra

Anhembi, Zona Norte

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn