Notícias

Conheça os hospitais veterinários públicos da capital

Unidades estão localizadas em quatro regiões da cidade com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h

De Secretaria Especial de Comunicação

A cidade de São Paulo conta com quatro hospitais veterinários públicos localizados nas zonas leste, norte, sul e oeste para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação.

O primeiro hospital público veterinário da capital, localizado no bairro do Tatuapé, foi inaugurado em 2012 e já realizou mais de 49 mil atendimentos nos últimos cinco anos. Já o segundo, localizado no distrito de Casa Verde, foi inaugurado em agosto de 2020 e realiza aproximadamente 2750 atendimentos mensais.

Também em 2020 foi inaugurada a terceira unidade, localizada em Santo Amaro, com capacidade para realizar 60 mil atendimentos por ano. A unidade mais recente fica no bairro do Butantã e funciona desde junho de 2022 com capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, são atendidos todos os casos de urgência e emergência, sem necessidade de senha. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada. Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Confira os documentos necessários:

- documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
- comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
- Registro Geral do Animal (RGA);
- cartão/comprovante de programa social, se houver.

Diferença entre urgência e emergência

Muitas pessoas têm dúvidas de como são avaliados os casos de urgência e emergência veterinária. O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas.

Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e gato que para de urinar.

SERVIÇO

Hospitais veterinários públicos

- Unidade Norte: rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde
- Unidade Leste: av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par, Tatuapé
- Unidade Sul: rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba
- Unidade Oeste: av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87, Butantã (USP)


SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensaimprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebookhttps://www.facebook.com/PrefSP
Twitterhttps://twitter.com/prefsp
Instagramhttps://www.instagram.com/prefsp/
TikTokhttps://www.tiktok.com/@prefsp
YouTubehttps://www.youtube.com/prefeiturasaopaulo
LinkedInhttps://br.linkedin.com/company/cidade-de-sao-paulo

Ações do documento

Vídeos

O que São Paulo quer, a Prefeitura faz

Ver agenda completa