Domingo, 15 de Janeiro de 2023 | Horário: 08:36

Conheça os hospitais veterinários públicos da capital

Unidades estão localizadas em quatro regiões da cidade com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h

A cidade de São Paulo conta com quatro hospitais veterinários públicos localizados nas zonas leste, norte, sul e oeste para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação.

O primeiro hospital público veterinário da capital, localizado no bairro do Tatuapé, foi inaugurado em 2012 e já realizou mais de 49 mil atendimentos nos últimos cinco anos. Já o segundo, localizado no distrito de Casa Verde, foi inaugurado em agosto de 2020 e realiza aproximadamente 2750 atendimentos mensais.

Também em 2020 foi inaugurada a terceira unidade, localizada em Santo Amaro, com capacidade para realizar 60 mil atendimentos por ano. A unidade mais recente fica no bairro do Butantã e funciona desde junho de 2022 com capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, são atendidos todos os casos de urgência e emergência, sem necessidade de senha. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada. Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Confira os documentos necessários:

- documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
- comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
- Registro Geral do Animal (RGA);
- cartão/comprovante de programa social, se houver.

Diferença entre urgência e emergência

Muitas pessoas têm dúvidas de como são avaliados os casos de urgência e emergência veterinária. O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas.

Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e gato que para de urinar.

Hospitais veterinários públicos