Notícia na íntegra

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022 | Horário: 15:48

Confira os cuidados ao comprar alimentos perecíveis

Atenção na conservação desses produtos também é essencial para evitar riscos à saúde.

Os alimentos perecíveis são aqueles que precisam de temperaturas especiais para a sua conservação, podendo estragar e apresentar riscos à saúde de quem vai consumi-los. São exemplos de alimentos perecíveis aqueles de origem animal e vegetal que contêm muita água e não costumam durar mais que uma semana sob refrigeração, como vegetais frescos, leite e derivados, carnes, frutas, peixes, frutos do mar e ovos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), destaca alguns pontos de atenção nos perecíveis, que devem ser deixados, por exemplo, como última etapa na hora da compra.

Carnes e frangos
Todos os produtos de origem animal comercializados devem estar rotulados com as informações quanto a procedência, como a indicação do fabricante e o número de registro no órgão oficial do Ministério da Agricultura.

Adquira somente as opções que estejam expostas em balcões de refrigeração. Verifique as condições das embalagens, elas devem estar íntegras e sem líquidos como água ou gelo de cor avermelhada, pois isso é sinal de recongelamento. A consistência deve ser firme, com cor e odor característicos. As carnes, de maneira geral, devem estar em geladeiras abaixo de 4°C.

Peixes
Os peixes exigem temperatura de 2°C. Ao comprar, observe se a pele não está mole e sem brilho. As escamas não devem se soltar com facilidade e os olhos devem ser brilhantes e vivos, preenchendo toda a órbita.

O cheiro de peixe é característico e forte, mas é possível identificar quando está deteriorado, pois apresenta cheiro de podre ou de amoníaco. E vale destacar que os peixes dessalgados não podem apresentar umidade, manchas vermelhas ou pontos pretos.

Frios
Alguns frios devem ser mantidos sob refrigeração e outros em local fresco e seco. Ao comprar queijo muçarela ou presunto, por exemplo, prefira que sejam cortados na hora.

Leite e derivados
O leite fresco e alguns tipos de queijo devem estar refrigerados até 7°C e apresentar registro no órgão oficial do Ministério da Agricultura. Se a caixa do leite longa vida estiver amassada, o produto pode estar deteriorado.

Ovos
Os ovos devem ter o registro do órgão oficial do Ministério da Agricultura estampado na embalagem. Não compre se apresentar casca rachada.

Palmito
No caso dos palmitos industrializados, é indicado adquirir somente aqueles que tenham registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expresso na embalagem.

Hortifruti
Adquira produtos frescos e limpos, sem amassados e furos.

Produtos congelados
Verifique sempre a data de validade. O produto não deve apresentar partes moles, uma vez que está congelado.

É importante destacar que é fundamental ler as recomendações dos fabricantes sobre o modo de conservação e preparo contidas na embalagem.

Mais informações podem ser obtidas na página da Vigilância Sanitária ou pelo telefone 156.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn