Quinta-feira, 24 de Março de 2022 | Horário: 16:38

Comitiva da Prefeitura visita o Projeto Fazenda Urbana em Curitiba

Na estrutura localizada no bairro do Cajuru, na capital paranaense, crianças da rede pública municipal aprendem a produzir alimentos saudáveis de forma sustentável

O prefeito Ricardo Nunes e secretários municipais visitaram a Fazenda Urbana de Curitiba (PR) na manhã desta quinta-feira (24). O espaço é dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. onde crianças da rede de ensino municipal aprendem a plantar e a preparar alimentos de forma saudável e sustentável, assim como têm conhecimento de todo o processo desde a semeadura, o plantio e o envio dos produtos para os supermercados da região.

Segundo o prefeito, a cidade de São Paulo busca constantemente conhecer novas políticas públicas que possam ser implementadas na capital. Também estiverem na visita os secretários municipais de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso e de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Em uma área de 4.435 m², a Fazenda Urbana de Curitiba reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. São mais de 60 variedades agrícolas orgânicas cultivadas, como a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (Pancs).

O espaço também conta com estufas de culturas mais sensíveis (como tomate, pepino, rúcula e outras) e para mudas que são destinadas às 31 hortas comunitárias de Curitiba, além de canteiros elevados aos cadeirantes. O complexo conta ainda com central de compostagem de resíduos orgânicos do Mercado Regional Cajuru e um banco de alimentos para o Mesa Solidária. Os canteiros das hortas da propriedade são sustentados com troncos de madeira, canos de PVC e garrafas PET. E parte da energia para o funcionamento da estrutura vem de fontes renováveis, como a solar.

A Fazenda Urbana atende crianças e jovens da rede municipal de ensino da capital paranaense e demais interessados em aprender a produzir em pequenos espaços, como casas e apartamentos. O local é mantido pela Prefeitura de Curitiba e aberto a visitas guiadas duas vezes por semana.

Cozinha Escola
Durante sua visita ao Projeto Fazenda Urbana, o prefeito Ricardo Nunes teve a oportunidade de conhecer a Cozinha Escola do local. Acompanhado pelo secretário Alimentar e Nutricional da Prefeitura da capital paranaense, Nunes teve acesso às dependências do empreendimento onde as crianças da rede de ensino municipal aprendem a plantar e a preparar alimentos de forma saudável e sustentável, assim como têm conhecimento de todo o processo desde a semeadura, o plantio e o envio dos produtos para os supermercados da região.

As aulas do curso sobre Aproveitamento Integral de Alimentos são ministradas pela nutricionista Tayana Fernandes Cecon, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). “Dispomos de cinco bancadas, onde utilizamos as cascas das frutas como banana, goiaba e abacaxi para preparar sucos e bolos. Um terço da produção mundial de alimentos é desperdiçada. Além dos problemas decorrentes do transporte, ainda existe muito preconceito. As pessoas deixam de aproveitar cascas e talos que, de modo geral, têm o dobro dos nutrientes”, explica Tayana.

Para que os pequenos não tenham dificuldade de reproduzir as receitas em casa, Tayana explica que utilizam utensílios comuns. “São peças usadas no dia a dia de qualquer família”, afirma.

Além dos estudantes, adultos também frequentar as aulas, Inscrevendo-se no portal Aprendere. Durante o período letivo os participantes são orientados como colher frutas verduras e legumes, além da importância do planejamento na hora das compras. “É preciso adquirir o essencial e planejar o cardápio”, ensina a nutricionista.

EAD
Além das aulas presenciais, a população tem à disposição cursos gravados de educação à distância (EAD) na área de segurança alimentar também no portal Aprendere.