Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2021

Combate às enchentes: Prefeitura planeja investimento de R$ 755 milhões em 15 novos piscinões

Horário: 00:00
Mais de três milhões de paulistanos serão beneficiados com futuros reservatórios nos córregos Zavuvus, Cordeiro, Freitas, Tremembé, Ribeirão Perus, Jacupeval, Machados, Mooca e Antonico

A Prefeitura de São Paulo reúne esforços em diversas frentes com o objetivo de melhorar a infraestrutura da cidade voltada para o combate às enchentes neste e nos próximos anos. Somente na área de drenagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) desenvolve projetos para a construção de 15 novos piscinões, que representam um investimento de R$ 755 milhões em obras de drenagem. Mais de três milhões de paulistanos serão beneficiados pelos novos reservatórios que, juntos, podem armazenar até 1,6 milhão de metros cúbicos de água (volume equivalente a mais de 655 piscinas olímpicas).

Na Zona Sul, o Córrego Zavuvus receberá dois reservatórios, sendo um na Avenida Yervant Kissajikian e outro na Rua Hermenegildo Martini. Para o Córrego Cordeiro, um novo piscinão será implantado na Avenida Vicente Rao e, para o Córrego Freitas, o novo reservatório será construído na Rua Flor de Natal.

Na Zona Norte, três piscinões serão construídos na bacia do Córrego Tremembé, nas ruas Manuel Gaya, Ushikichi Kamiya e Avenida Luis Carlos Gentile de Laet. Já no Ribeirão Perus, a SIURB projeta quatro novos reservatórios, a localização dos equipamentos está em fase de definição. Há também a previsão para a implantação do reservatório R6 do Córrego Tremembé, na Rua Ushikichi Kamiya.

A secretaria está trabalhando também em três novos reservatórios para a Zona Leste. O piscinão do Córrego Jacupeval será construído na Rua Guapara, o do Córrego Machados está previsto para a Avenida Arq. Vilanova Artigas, enquanto a Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello irá receber o reservatório do Córrego da Mooca.

A região do Estádio do Morumbi, que há muitos anos sofre com recorrentes cheias no período chuvoso, também passará a contar com um piscinão. Construído para receber as águas do Córrego Antonico, o equipamento está projetado para área localizada entre as avenidas Jorge João Saad e Giovanni Gronchi, na Zona Oeste.

Obras
No primeiro semestre de 2022, as obras de três piscinões deverão ter início para o reservatório do Córrego Freitas, com capacidade para armazenar até 49 mil metros cúbicos de água, e os reservatórios R2 e R4 do Córrego Tremembé, com capacidade para armazenar 15,5 mil e 15,7 mil metros cúbicos de água, respectivamente.

Já no segundo semestre do próximo ano, a SIURB dará início às obras de mais três novos equipamentos, sendo: reservatórios RZ-02 e RZ-03 do Córrego Zavuvus, com capacidade para armazenar 130 mil e 110 mil metros cúbicos de água, respectivamente; e piscinão do Córrego Machados, que poderá receber até 132 mil metros cúbicos de água.

Chuvas de Verão
O Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) 2021/2022 iniciou sua fase operacional no início deste mês de novembro, sob coordenação da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e apoio técnico e operacional da Coordenação Municipal de Defesa Civil.

A fase de preparação e articulação ocorreu entre 1/9 e 31/10, com reuniões entre os órgãos envolvidos e a definição do plano de ação de cada Secretaria Municipal. Ao longo desta fase, os trabalhos de mapeamento de Risco Geológico e Risco de Enchentes auxiliaram no apontamento dos locais mais vulneráveis aos processos das chuvas. Saiba mais