Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 | Horário: 18:19

Com investimento de R$ 130 milhões, região de Perus terá 4 reservatórios para combate às enchentes

Intervenções eram aguardadas há 40 anos pela população. Mais de 146 mil pessoas serão beneficiadas
1226511-Visita às Obras do Complexo dos Piscinões

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou na tarde desta quinta-feira (20) as intervenções de combate às enchentes na região de Perus, na Zona Norte, no programa Prefeitura Presente, em que várias estruturas da gestão municipal passam o dia em um determinado local para ouvir as demandas da população e acompanhar os trabalhos do poder público. Estão sendo investidos R$ 130 milhões nas ações, que têm financiamento do governo federal.

As obras de combate às enchentes eram esperadas há mais de 40 anos pela comunidade local, que nos verões sofre com as cheias do córrego.

“Esta é uma das maiores obras de São Paulo para combate às enchentes. Aqui temos quatro grandes reservatórios: R1, R2, R3 e R4. Este que estamos vistoriando, o R2, tem capacidade de armazenar 200 mil metros cúbicos de água. Com estas obras gigantescas, que são demandas de muitos anos, será possível fazer a contenção da água e evitar os alagamentos”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, com esta ação a Prefeitura está resolvendo grande parte dos problemas de Perus. “No total, são 800 mil metros cúbicos de armazenamento”.

As obras irão auxiliar os bairros de Vila Caiuba, Vila Inácio, Vila Perus, Recanto dos Humildes e Jardim Adelfiore beneficiando, assim, mais de 146 mil pessoas.

Frentes de trabalho simultâneas
Atualmente as intervenções contam com três frentes de trabalho simultâneas. Os serviços estão concentrados nos reservatórios R2, R3 (localizados no Rodoanel Mario Covas) e na ponte da Rua Crispim do Amaral.

Ao todo, o contrato prevê a construção de quatro novos reservatórios para contenção das águas das chuvas. Eles estão localizados nas ruas Ernesto Bottoni (Areião), Cleonice Kammer Di Sandro (R1A) e no Rodoanel Mário Covas (R2 e R3). Os reservatórios poderão armazenar, juntos, até 791 mil m³ de água. Esse volume é o equivalente a mais de 316 piscinas olímpicas.

De acordo com o engenheiro Edson José Correa, os piscinões representam um conceito diferente para conter as inundações.

“Não são piscinões. São reservatórios que, com certeza, acabarão com os alagamentos nesta região”, esclareceu.

Conclusão das obras
Para melhorar o sistema de drenagem da região, a SIURB também irá executar a canalização de 1,1 quilômetro do Ribeirão Perus, no trecho da Rua Cleonice Kammer Di Sandro. As pontes das ruas Bernardo José Lorena, Crispim do Amaral e da Praça Inácia Dias também passam por obras de alteamento (método construtivo que possibilidade o aumento na capacidade de armazenamento da barragem), garantido a vazão da água mesmo em dias de fortes chuvas. Na ponte da Praça Inácia Dias, os trabalhos foram concluídos em junho de 2023. Já na ponte da Rua Crispim do Amaral as intervenções foram iniciadas neste mês de julho e serão concluídas em novembro. Na Rua José Bernardo de Lorena o alteamento da ponte terá início em fevereiro de 2024.

A previsão é que as obras dos reservatórios sejam concluídas entre dezembro de 2023 e julho de 2024 (R2 e R3), enquanto a canalização do córrego estará totalmente finalizada em março de 2025. Durante o período de realização dos trabalhos, 120 vagas de emprego serão ofertadas para a população local pela empresa responsável pelo contrato. Atualmente há 80 operários atuando, sendo que 80% são da comunidade local.

Material para download: