Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021

Cidade ganha três novos Ecopontos

Unidades estão localizadas nas subprefeituras Aricanduva, Itaquera e Guaianases

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), inaugurou neste mês de fevereiro três novos Ecopontos na cidade, localizados nas subprefeituras Aricanduva, Itaquera e Guaianases. Agora, a capital conta com 118 unidades para descartar gratuitamente resíduos recicláveis, poda de árvores, grandes objetos e até 1m³ de entulho.

Com as novas unidades, a Subprefeitura Itaquera totaliza seis Ecopontos, enquanto as subprefeituras Aricanduva e Guaianases contam com quatro estruturas, cada. No segundo semestre de 2020, a Prefeitura também inaugurou 11 novos Ecopontos. A iniciativa, que busca ampliar os equipamentos para o descarte correto na cidade, contempla as subprefeituras: (2) São Miguel Paulista; (1) Casa Verde/Cachoeirinha; (2) Sapopemba; (1) Jaçanã/Tremembé; (1) Vila Prudente; (1) Mooca; (2) Santo Amaro e (1) Sé.

A adesão da população aos Ecopontos tem crescido gradativamente. Comparando os últimos quatro anos, de 2016 a 2019, foi registrado um aumento de 56% de resíduos recebidos nas unidades. Estima-se que a adesão dos munícipes aos equipamentos de entrega voluntária reflete na diminuição dos pontos de descarte irregular na cidade. Segundo último levantamento realizado pela AMLURB, o município registrou 1.666 locais com descarte irregular de lixo – 58% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos.

Vale ressaltar que os equipamentos públicos continuam operando normalmente durante o período de pandemia de covid-19. Por medida de segurança, a fim de evitar contato direto com os munícipes, os funcionários das unidades não estão manuseando os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Confira os endereços das novas unidades:

Subprefeitura Aricanduva/ Formosa / Carrão
Ecoponto Aricanduva