Terça-feira, 19 de Setembro de 2023 | Horário: 09:44

Cidade de São Paulo tem manhã com temperaturas em elevação

Máxima prevista de 32ºC

A capital paulista amanheceu com céu nublado, poucas aberturas de sol e termômetros em torno dos 20,8°C, registrados na madrugada. Ainda nesta manhã o sol aparece com maior consistência, o que deve elevar a temperatura até os 32°C no período da tarde. A umidade está um pouco mais elevada nesta manhã, mas a tendência é de valores mínimos por volta dos 30% nas horas de maior aquecimento. O ar quente e úmido associado ao calor pode favorecer o surgimento de nuvens que provocam pancadas de chuva de curta duração a partir do meio da tarde.

O banco de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), mostra que até o momento setembro registrou 46,8mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 68,5% dos 68,3mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A última semana do inverno está sendo marcada por uma forte massa de ar quente que se espalhou por grande parte do país, inclusive sobre o estado de São Paulo, gerando um bloqueio atmosférico que impede a livre passagem das frentes frias e outros sistemas meteorológicos que provocam chuva. A semana quente, com forte calor e baixos índices de umidade do ar deve registrar recordes de temperatura máxima na capital paulista entre a sexta-feira (22) e o domingo (24). Alerta-se que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.

A quarta-feira (20) vai começar com uma madrugada de poucas nuvens e termômetros na faixa dos 18°C, bem acima da média para setembro, que é de 15,1°C. No decorrer do dia, predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, o que permite a rápida elevação da temperatura. Máxima prevista de 32°C com os índices de umidade do ar entre 29% e 90%. O dia deve terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

Na quinta-feira (21), as condições atmosféricas permanecem muito semelhantes ao dia anterior, ou seja, sem previsão de chuva e predomínio de sol entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 17°C na madrugada e 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade do ar oscilam entre 28% e 90%.