Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022 | Horário: 16:08

Cidade de São Paulo sediará primeira corrida de Fórmula E no Brasil, em 2023

A prova será em março, em circuito no Sambódromo do Anhembi a ser construído especialmente para a competição.
1589995-Lançamento E-Prix São Paulo

A Prefeitura de São Paulo e a ABB FIA Fórmula E World Championship anunciaram, nesta quinta-feira (13). a realização da primeira corrida de Fórmula E no Brasil. O evento acontecerá no dia 25 de março de 2023, em circuito no Sambódromo do Anhembi. O contrato para realização do evento é válido por cinco anos, com a possibilidade de renovação por mais cinco anos.

O prefeito destacou a relevância de uma prova automobilística, com carros elétricos, para uma cidade como São Paulo que tem uma gestão que busca a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. "A cidade recebe milhares de eventos culturais, esportivos e de negócios todos os anos, e ter a Fórmula E no nosso calendário é motivo de orgulho e comemoração. Uma corrida com carros exclusivamente elétricos também vem ao encontro do nosso Programa de Metas, que tem os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” como premissa de concepção e execução em cada um dos seus 77 pontos", frisou Ricardo Nunes, que também destacou que o evento irá gerar dois mil novos empregos diretos na cidade, além de outros milhares de postos de trabalho de forma indireta.

A expectativa é de que 35 mil pessoas acompanhem o evento no circuito. Os espectadores irão desfrutar de um dia inteiro de diversão e entretenimento para toda a família, incluindo performances ao vivo antes e depois da prova, diversas opções de culinária e a oportunidade de conhecer os pilotos da Fórmula E. Todas as arquibancadas terão visão para o grid de largada enquanto a corrida acontece pelo Sambódromo.

Segundo o diretor-presidente da SPTuris, Gustavo Pires, o Sambódromo do Anhembi foi encolhido pois houve uma identificação técnica de que a área era a ideal para receber a corrida. “A expectativa é que tenhamos um impacto econômico na cidade de algo em torno de 120 milhões de dólares”, disse. “Não há dinheiro novo no investimento da Prefeitura para realização do evento. O que tem da nossa parte é estrutura e logística. Vamos usar a estrutura que foi utilizada na Fórmula Indy”, completou.

O evento acontecerá apenas um mês após o carnaval paulistano, que também é sediado no sambódromo, e a corrida terá uma das maiores praças de eventos da cidade revitalizada para receber as disputas da Fórmula E.

Para o co-fundador e Chief Championship Officer of Fórmula E, Alberto Longo, a prova será um marco para a capital e para o Brasil. “Mal podemos esperar por esta corrida na cidade de São Paulo, um local vibrante, graças ao apoio e à visão da Prefeitura e da Câmara Municipal. Juntos, vamos trazer um 'carnaval elétrico da velocidade', onde poderemos mostrar o máximo do automobilismo elétrico e da inovação, o nosso carro Gen3. Correr numa das cidades mais populosas do mundo, com uma herança e uma cultura tão ricas em termos de esporte a motor irá destacar o quanto São Paulo está apoiando a mudança por meio do encorajamento da adoção de veículos elétricos em benefício da saúde das pessoas e, também, do meio-ambiente”, disse Longo.

Vinte e dois pilotos representando 11 equipes irão disputar posições roda a roda em um novo e emocionante circuito no Sambódromo, desenhado para proporcionar ação a altas velocidades e com mínimo impacto no tráfego diário da cidade.

"A temporada 9 vai ser definitivamente uma para ser assistida com atenção. Vou correr pela NIO 333 enquanto entramos em uma nova geração de carros - o Gen3. Correr em São Paulo fará desta uma temporada ainda mais especial. Não há nada como correr em casa com a torcida gritando seu nome. Vai ser incrível", afirmou o piloto Sérgio Sette Câmara.

Fórmula E

A temporada 9 da ABB FIA Formula E World Championship irá começar em janeiro de 2023, com 18 corridas em 13 localidades icônicas pelo mundo. Trata-se da primeira categoria de carros totalmente elétricos sancionada pela FIA como Campeonato Mundial e único esporte certificado com o selo carbono zero desde sua concepção.

Os ingressos já estão à venda pelo site www.fiaformulae.com/saopaulo.  Para mais informações sobre a Fórmula E visite www.FIAFORMULAE.com .