Segunda-feira, 2 de Maio de 2022

Cidade de São Paulo realiza 1ª semana de Economia Circular da América Latina

Horário: 00:00
O evento gratuito acontece de 4 a 7 de maio e os participantes da modalidade on-line terão direito a certificado

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Relações Internacionais e Verde e Meio Ambiente em parceria com a Fundação Ellen MacArthur (EMF) e a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), realizará a I Semana de Economia Circular da América Latina nos dias 4 a 7 de maio, sendo os dias 5 e 6 de painéis abertos ao público com transmissão pelo canal da SMRI no Youtube (https://bit.ly/3KlqB4J).

“O conceito de economia circular associa desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais. Com a iniciativa de trazer a primeira semana sobre o tema, a Cidade de São Paulo se mostra, mais uma vez, vanguarda no que engloba cada ODS, na implementação da economia circular”, explica a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

A abertura no dia 04/05 às 17h30 será no Hub Green Sampa, localizado em Pinheiros, e estarão presentes na cerimônia: a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy; o secretário-adjunto do Verde e Meio Ambiente, Carlos Vasconcellos; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso; a diretora para América Latina da EMF, Luísa Santiago; a diretora Geral da UCCI, Ana Román e o vereador Xéxeu Tripoli.

Durante os dias 5 e 6 de maio serão realizados oito painéis temáticos que englobam a economia circular na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMPAZ), os quais terão transmissão ao vivo pelo Youtube. Os participantes dessa modalidade receberão certificado de participação.

Os temas são: “Economia Circular e Mudanças Climáticas”; “Workshop: Colaboração Multi-setorial em Economia Circular”; “Educação e Economia Circular”; “Economia Circular e Alimentos”; “Cidades e Economia Circular”; “Gestão de Resíduos”; “Negócios e Práticas Circulares”; “Cadeia Produtiva Circular”; e a Exibição do Minidocumentário sobre o projeto "Ligue os Pontos".

Projeto Ligue os Pontos

Ligue os Pontos é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento em conjunto de secretarias e órgãos municipais, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do território e aprimorar suas relações com o meio urbano a partir dos diversos pontos envolvidos na Cadeia da Agricultura.

Utilizando a tecnologia como ferramenta, o Ligue os Pontos tem como missão a integração e coordenação de iniciativas existentes e informações, fomentamos a cadeia de valor da agricultura local. Assim, estimular a economia urbana e rural, criando vínculos sustentáveis e preservando áreas cultiváveis de invasões urbanas.

Serviço:

1ª semana de Economia Circular da América Latina

Transmissão: Youtube da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (https://bit.ly/3KlqB4J)

Economia Circular e Mudanças Climáticas | Horário: 10h - 11h

Workshop: Princípios da Economia Circular | Horário 11h15- 12h15

Educação e Economia Circular | Horário: 14h - 15h

Economia Circular e Alimentos | Horário: 15h30 - 16h30

Cidades UCCI e Economia Circular | Horário 16h45 - 18h

Gestão de Resíduos | Horário: 10h - 11h15

Negócios e Práticas Circulares | Horário: 11h30 - 12h30

Cadeia Produtiva Circular | Horário 14h - 15h

Exibição do Documentário sobre o projeto "Ligue os Pontos" | Horário: 15h30 –17h