Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

Cidade alcança 34,1% dos jovens de 15 a 17 anos vacinados contra a Covid-19

Horário: 00:00
Adesão dos adolescentes desse grupo é forte no primeiro dia de vacinação geral, que inclui todos, independente de comorbidades

A cidade de São Paulo fechou o primeiro dia de vacinação geral do grupo de 15 a 17 anos com 34,1% do público-alvo de adolescentes vacinados. Esse grupo contempla todos os jovens, com ou sem comorbidades.

Até o momento, foram vacinados 146.421 adolescentes nessa faixa etária, o equivalente a 34,1% do público esperado. Entre os jovens de 12 a 14 anos com comorbidades, deficiência física permanente, grávidas ou puérperas, o índice chegou a 24,9% (17.346 pessoas).

A cidade já aplicou 14.247.322 doses. Foram 9.343.995 (D1), 4.582.779 (D2) e 321.048 doses únicas. Com isso, os vacinados com primeira dose ou dose única represantam 103,8% do público-alvo estimado e com segundo dose ou dose única 53,1%.

O imunizante da Pfizer é o único liberado, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação em menores de 18 anos.

Documentos necessários

Para garantir as doses à população do município de São Paulo a SMS reforça a obrigatoriedade de apresentar documentos pessoais no ato da vacinação. Preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É preciso levar um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital. No caso dos adolescentes são aceitos documentos em nome dos pais.

Também é necessário o comprovante da deficiência (laudo médico indicando a deficiência; ou cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).

Caso não haja um documento comprobatório será possível a vacinação a partir da autodeclaração. A pessoa deverá ser informada quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal). O modelo de autodeclaração pode ser encontrado no link: http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

Para agilizar a vacinação é recomendável realizar o pré-cadastro

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

A SMS recomenda que antes de se deslocar a um posto, o munícipe consulte a movimentação de cada local na página De Olho na Fila para escolher o melhor momento para se vacinar.

Onde se vacinar

A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa: