Notícia na íntegra

Domingo, 9 de Setembro de 2018

CET oferece cursos gratuitos de Pilotagem Segura e Direção Defensiva

Horário: 00:00
Participantes aprendem técnicas e boas práticas de condução viária e recebem certificado

Os cursos gratuitos de Pilotagem Segura e Direção Defensiva e Primeiros Socorros ministrados pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) continuam sendo ferramenta importante no aperfeiçoamento dos condutores em São Paulo e as turmas de setembro ainda têm vagas abertas.  

A educação é sempre apontada por especialistas como uma das importantes ferramentas da sociedade para a redução dos acidentes de trânsitos. Motoristas, motociclistas e pedestres mais bem informados tendem a ter condutas mais seguras, evitando os acidentes, e a se conduzirem de maneira mais adequada em casos de fatalidade, diminuindo, sensivelmente as sequelas e traumas nessas situações.

Pilotagem Segura
Oferecido a motociclistas habilitados, que trabalham com moto no dia a dia ou para aqueles pilotos que se utilizam da motocicleta somente em passeios de fins de semana, o curso de Pilotagem Segura tem carga horária de 16 horas, divididas em 2 dias, das 8h30min às 17h30min, com 1 hora de intervalo para almoço. 

Os alunos inscritos devem comparecer ao Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação para a Mobilidade  (CEMOB) da CET, no cruzamento da Rua Apucarana com a Avenida Radial Leste, ao lado do metrô Carrão, às 8h30, munidos de Carteira de Habilitação original.  

No segundo dia, os participantes devem levar capacete com viseira transparente e, se possível, vestuário de segurança (luva, jaqueta e bota).

Aqueles que obtêm 100% de presença e no mínimo 70 % de aproveitamento nas avaliações teórica e prática recebem um certificado. 

Direção Defensiva e Primeiros Socorros
Ministrado em outro local, no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET, na Av. Marquês de São Vicente, 2.154 – Barra Funda, o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros tem carga horária de 16 horas, divididos em dois dias de oito horas, das 8h30às 17h30, com uma hora de intervalo para almoço. 

Os participantes devem comparecer ao local às 8h30, munidos de Carteira de Habilitação original. 

 Pedalar Com Segurança
O uso da bicicleta como veículo diário tem aumentado na cidade, inclusive com a maior oferta de equipamentos compartilhados e locados. E o quesito segurança é de fundamental importância para que esse tipo de locomoção seja de fato útil e vantajoso para o cidadão e para a cidade. 

Com duração de um dia – carga horária de oito horas, (das 8h30 às 17h30) com intervalo de uma hora para almoço, o Curso Pedalar com Segurança é composto por módulo teórico e módulo prático. É realizado mesmo em dias de chuva e os interessados devem entrar em contato para cadastrar seu nome e telefone para formação de turma.

Também é ministrado no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET, na Barra Funda, a partir das 8h30. A orientação da CET é que os participantes não utilizem roupas que dificultem a utilização da bicicleta (roupas apertadas, calças com boca larga), além de calçados com solados rígidos ou saltos e solados altos. O capacete e luvas de ciclista não são exigidos, mas recomendados para o curso e no uso diário, mesmo em trajetos curtos.

Para participar de qualquer um dos três cursos, os interessados devem se inscrever previamente pelo email dco2@cetsp.com.br. Também podem ser obtidas informações no https://www.facebook.com/CETSaoPaulo. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3871-8625. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn