Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022 | Horário: 16:45

CET implanta “Operação Estrada” para os feriados de Natal e Ano Novo

A previsão é que 2,2 milhões de veículos utilizem a malha rodoviária do entorno da capital, tanto no sentido interior quanto no sentido litoral, entre os dias 21 de dezembro e 02 de janeiro.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar a Operação Estrada durante os feriados prolongados de Natal, de 21 a 26 de dezembro, e de Ano Novo, de 28 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023. A operação tem como objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como a fluidez no trânsito, por conta do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias.

A CET recomenda aos motoristas com destino às rodovias que evitem deslocamentos entre as 14h e 22h das duas próximas sextas-feiras (dias 23 e 30 de dezembro), preferencialmente programando sua viagem para depois das 22h. A Companhia aconselha também que os motoristas que utilizam as rodovias no entorno da capital, em especial os que conduzem veículos de carga, evitem o acesso ao sistema viário da cidade nesse intervalo.

A previsão, segundo as concessionárias que operam as rodovias, é que 2,2 milhões de veículos utilizem a malha rodoviária do entorno da capital, tanto no sentido interior quanto no sentido litoral, entre os dias 21 de dezembro e 02 de janeiro.

Operação Estrada

A Operação Estrada visa o monitoramento da saída e do retorno à capital, será realizada nos horários previstos com maior fluxo de veículos na região das principais estradas, sendo:

Operação saída:

De 21 a 23/12, e de 28 a 30/12, nos períodos da manhã e tarde.

Operação retorno:

Segundas-feiras, dias 26/12 e 02/01, nos períodos da manhã e da tarde.

A CET irá monitorar o trânsito especialmente nos acessos e chegadas das rodovias, com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres.

Principais Pontos de Operação

-  Marginal Tietê;

-  Marginal Pinheiros;

-  Avenida dos Bandeirantes;

-  Avenida Presidente Tancredo Neves;

-  Avenida Affonso D’Escragnolle Taunay;

-  Rodovia Anchieta (Trecho urbano);

-  Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo;

-  Avenida Salim Farah Maluf;

-  Avenida Professor Abraão de Morais;

-  Eixo Norte / Sul;

-  Eixo Leste / Oeste;

-  Avenida Professor Francisco Morato;

-  Avenida Raimundo Pereira de Magalhães;

-  Avenida Jacu-Pêssego

Rotas Alternativas

Os veículos provenientes da região Norte do País pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, com destino ao Sul; assim como aqueles provenientes da região Sul, pelas rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco e sistema Anhanguera / Bandeirantes, devem utilizar as Rodovias Dom Pedro I e Rodoanel Governador Mário Covas.

Os veículos provenientes do interior do Estado com destino ao litoral paulista através do sistema Anchieta/Imigrantes devem evitar a malha viária da cidade, especialmente a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes, fazendo uso do Rodoanel Governador Mário Covas.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.

Recomendações

• Utilizar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
  • Respeitar a preferência do pedestre;
  • Respeitar o ciclista;
  • Nunca fechar o cruzamento;
  • Manter distância do veículo à sua frente;
  • Nunca trafegar pelo acostamento;
  • Nunca beber antes de dirigir;
  • Checar os equipamentos de segurança do veículo antes de iniciar a viagem;
  • Respeitar os limites de velocidade.