Sexta-feira, 18 de Junho de 2021

Centro para Crianças e Adolescentes desenvolve projeto de biblioteca virtual

Serviço municipal disponibiliza livros digitais gratuitos para garantir a inclusão de alunos remotos

Por conta da pandemia de Covid-19, o Centro Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Parque Santa Rita, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), recebe uma quantidade reduzida de atendidos. Muitas crianças e adolescentes, que realizam as atividades de maneira remota, ficaram sem acesso à biblioteca do local. A partir disso, a solução adotada para integrar tanto os atendidos presencialmente quanto os que estão em suas casas foi a criação de uma biblioteca virtual.

As atividades tiveram início no fim de maio e permanecerão até a volta de todos os atendidos à modalidade presencial. Uma vez na semana, o CCA Parque Santa Rita disponibiliza um momento de contação de histórias e de discussão. As narrativas apresentadas trazem comparações com situações cotidianas vividas pelos participantes. Alguns dias antes de acontecer a atividade, os orientadores socioeducativos estipulam um livro para aquela semana e recomendam que as crianças e os adolescentes leiam ou peçam ajuda para seus pais para que já estejam familiarizados com a história.

Os momentos de leitura com os atendidos que estão em suas casas acontecem através de videochamadas e os livros, em formato PDF, ficam disponíveis a qualquer momento para leitura. O orientador socioeducativo, Valdomiro da Silva, ressalta que “a ideia é que haja autonomia para explorar as opções”. No CCA, também existe um espaço de informática, onde todos os atendidos que frequentam o espaço físico do serviço podem acessar os títulos disponíveis na biblioteca virtual.

Dentre os quase 50 livros disponíveis, existe uma grande variedade nos temas. O orientador explica que ao longo do ano são organizadas peças de teatro inspiradas em histórias existentes. Segundo Silva, a inclusão é levada em conta na hora da escolha da atividade. “Para que a iniciativa seja inclusiva, uma das temáticas essenciais é a representatividade negra na literatura infantil”, destaca.

Além do incentivo à leitura e à criatividade, a biblioteca virtual do CCA e as atividades propostas permitem que os atendidos convivam, ainda que de maneira remota, com os colegas durante a atividade e adquiram hábitos de leitura fora do turno escolar.