Terça-feira, 15 de Junho de 2021 | Horário: 17:58

Centro para Crianças e Adolescentes da Zona Sul desenvolve projeto de valorização do autoconhecimento

Atendidos pelo serviço Cidade Ipava confeccionam livros a partir das próprias vivências

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Cidade Ipava, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), promove um novo projeto, denominado “Minha história, minha vida”. A iniciativa busca trabalhar o autoconhecimento por meio da escrita e ilustração de um livro com informações sobre as próprias histórias dos atendidos.

Os temas abordados no livro foram escolhidos pelos orientadores com o intuito de desenvolver o protagonismo das crianças e dos adolescentes em seus espaços de convívio. Assim sendo, por meio do projeto, eles podem desenvolver a curiosidade a respeito de fatos que, muitas vezes, não pareciam relevantes por nunca terem sido estimulados antes. O projeto trabalha a árvore genealógica, a origem de cada nome, os costumes familiares e informações sobre o cotidiano.

A atividade é desenvolvida semanalmente com os atendidos que frequentam o CCA de maneira presencial, porém aqueles que estão em modalidade remota também podem realizar o projeto à distância, pois o equipamento disponibiliza os materiais e as cartas de instruções.

A gerente do serviço, Eunice Fernandes, explica que um dos objetivos do CCA é o fortalecimento de vínculos. A funcionária explica que, neste caso, conhecer as origens é importante. “Para que isso seja possível, primeiro eles precisam entender melhor quais são esses vínculos”, destaca. Segundo ela, conhecer a própria história promove a comunicação com os pais ou responsáveis a respeito do passado, fazendo com que momentos de união em família se tornem mais frequentes.

Para que o projeto pudesse funcionar, o orientador socioeducativo, Gilsemar de Oliveira, conta que houve uma sensibilização a respeito da importância da própria história, pois muitos dos atendidos não tinham consciência disso. O gerente do serviço afirma, ainda, que o projeto não é relevante apenas para as crianças. “Também funciona como forma de os funcionários do CCA conhecerem mais e melhor os atendidos e suas respectivas famílias”, disse.

Conforme os livros são organizados, os pais dos atendidos são convidados, de maneira gradual, para visitar o CCA e acompanhar o desenvolvimento do projeto, promovendo a integração entre o serviço e a comunidade.