Quarta-feira, 21 de Julho de 2021 | Horário: 19:18

Centro para Crianças e Adolescentes da Zona Leste promove aulas de hip hop para atendidos

A atividade acontece três vezes por semana e auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Margarida e Marielle, localizado em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, dá aulas de hip hop para os conviventes. A oficina de hip hop é uma atividade regular que sempre esteve presente no plano semestral do CCA. As aulas acontecem três vezes por semana no serviço e cada turma conta com sete alunos.

Todas as crianças e adolescentes do serviço podem participar desde que respeitem todas as regras estabelecidas. Após as inscrições, é possível ver a mesma aula até duas vezes por semana.

O hip hop é uma dança popularmente conhecida que conta com uma batida ritmada e pede movimentos rápidos e precisos. A atividade é desafiadora, pois ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, treina a coordenação motora, fortalece os músculos do corpo e ajuda na timidez e insegurança.

O intuito da educadora responsável, Larissa Cardoso, é ensinar a dança como um jogo, tanto no aquecimento quanto para firmar algum fundamento ou passo, ficando assim mais dinâmico. Para não ficar só na repetição, ela muda as formas de ensinar os passos para atrair mais a atenção dos conviventes. “Assim eles trabalham a criatividade, a expressão corporal e comunicação com os outros”, relata Cardoso.

As crianças gostam de atividades visuais, então, quando eles começam a ver as coisas acontecerem, eles se animam bastante. A educadora trabalha também com dinâmicas mais calmas para prender atenção dos alunos, como meditação ou alguma outra atividade que é necessária ter 100% de atenção.

“É uma atividade muito participativa, então, para ficar mais dinâmico, eu peço a opinião deles, eles indicam músicas que a gente pode usar durante as aulas, nos aquecimentos. É bom que eles se sintam parte de tudo isso”, finaliza a educadora.