Quinta-feira, 10 de Junho de 2021 | Horário: 18:37

Centro Olímpico sedia o Troféu Brasil de Atletismo

Competição é a oportunidade para muitos atletas conseguirem os índices para disputar os Jogos de Tóquio

O estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SME) recebe, a partir desta quinta-feira (10) e até o próximo domingo (13), o Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo. É a oportunidade para os atletas que estão perto dos índices exigidos para disputar os Jogos de Tóquio conquistarem de vez a vaga na delegação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que irá ao Japão. O evento está sendo realizado sem a presença do público e com todos os protocolos sanitários, devido à pandemia de Covid-19.

Até esta quinta-feira, 23 atletas da CBAt estão qualificados para a Olimpíada de Tóquio, que será realizada de 23 de julho a 8 de agosto. A data limite para a obtenção dos índices é 29 de junho.

Participaram da abertura do evento o presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, o CEO da CBAt, Claudio Roberto Castilho, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, o secretário Adjunto de Esportes Rodrigo Arraval, além do chefe de Gabinete, Carlos Vianna. A ex-atleta e medalhista olímpica Maurren Maggi também esteve presente.

Protocolos de segurança

Devido às restrições impostas pela pandemia, o Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo está sendo realizado sem a presença do público e com rígidos protocolos de segurança.

Ó uso de máscaras é obrigatório para quem entrar no local, exceto para os atletas durante as competições. Nesse momento é realizada a medição de temperatura de todos, com um aparelho de última geração. Caso o atleta ou algum integrante da equipe apresente alteração térmica, há testes rápidos disponíveis no local.

Há fiscais em vários pontos do estádio, que não permitem aglomerações e exigem o distanciamento entre as pessoas que têm permissão para acessar o local.

Grandes competições

Desde o final de 2020, após uma ampla reforma que garantiu certificação internacional para a pista de atletismo, o estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa vem sendo usado em grandes competições. Em dezembro passado, foram disputados o Grande Prêmio Brasil de Atletismo e outra edição do Troféu Brasil.

No último dia 5 de junho, o estádio do COTP recebeu o 6º Torneio Atletismo Paulista, que ofereceu aos atletas a oportunidade para obter os índices necessários para a disputa do Pan-Americano e o Mundial Sub-20 de Atletismo. Duas promessas do COTP, Vivica Ifeoma e Giovana Coprradi, obtiveram índices e vão representar o Centro Olímpico nas competições internacionais.