Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2021 | Horário: 11:10

Centro Olímpico completa 45 anos de existência

Com a missão de formar atletas de alto rendimento, Centro Olímpico tem ex-atletas classificados para as Olimpíadas de Tóquio

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) comemorou 45 anos de fundação na quarta-feira (03) celebrando a história de inúmeras medalhas conquistadas e de olho no futuro, agora sob gestão do ex-judoca Tiago Camilo, que assumiu a diretoria em dezembro de 2020.

Ao assumir a diretoria da COTP, o medalhista olímpico nos Jogos de Sydney-2000 (prata) e Pequim-2008 (bronze) deu sequência a um histórico de atletas renomados que ocuparam o cargo, como a ex-jogadora de basquete Magic Paula e os também ex-judocas Henrique Guimarães e Rogério Sampaio.

"Me sinto muito honrado em estar aqui. Eu vivi no rendimento 20 anos e hoje é uma responsabilidade de atleta, cidadão e de paulistano disponibilizar estrutura para que os atletas atinjam seus objetivos. Acreditem nos seus sonhos, é uma caminhada longa e uma escolha difícil, mas é uma jornada muito prazerosa, porque o esporte realmente abre muitas portas", definiu.

De olho no futuro

O Centro Olímpico foi instituído em 03 de fevereiro de 1976 (Decreto Municipal nº 12.593) e até hoje é considerado um dos maiores projetos esportivos olímpicos de base do país. Durante este período, deixou um amplo legado ao desporto nacional, que pretende ampliar ainda mais nos próximos Jogos Olímpicos.

Em Tóquio-2020, parte da delegação brasileira será formada por ex-atletas do próprio Centro Olímpico, um dos principais indicadores da excelência no trabalho de formação de jovens talentos nas dez modalidades desenvolvidas: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, natação, vôlei e wrestling.

Os lutadores Aline Silva e Eduard Soghomonyan, além de Felipe dos Santos, do atletismo, já estão com vagas confirmadas para a competição no Japão. Atualmente em outros clubes, eles já fizeram parte de equipes do Centro Olímpico no passado. E ainda há a expectativa para que outros competidores que fizeram história no COTP também se classifiquem para o maior evento poliesportivo do mundo.

Além disso, o Centro Olímpico também vem contribuindo com a preparação de atletas externos que disputarão os Jogos. Os nadadores olímpicos Leonardo de Deus e Nicholas Santos, que pertencem a outros clubes, realizam seus treinamentos na piscina olímpica do COTP. E, até a Olimpíada, outros expoentes do esporte brasileiro também utilizarão o Centro Olímpico como local fixo de treinamento, inclusive de outras modalidades.

Em paralelo a este amplo trabalho de desenvolvimento visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Centro Olímpico segue com seu trabalho de lapidação de jovens talentos nas categorias de base. São aproximadamente 900 atletas nas dez modalidades que fazem parte do programa esportivo do COTP, mas há a expectativa de que novos esportes sejam agregados em breve ao projeto, o que ampliará ainda mais o alcance e a importância do Centro Olímpico como um dos maiores formadores de atletas no Brasil.