Sexta-feira, 6 de Março de 2020

Carnaval 2020 movimenta cerca de R$ 3 bilhões em São Paulo

Crescimento econômico do Carnaval de Rua em relação a 2019 foi de 31%. Público total foi de 15 milhões, segundo pesquisa da Prefeitura de São Paulo, ante 14 milhões em 2019

Atualizado em 07/03/2020 às 15h33

O Carnaval de Rua 2020 em São Paulo atraiu público de 15 milhões de pessoas e movimentou cerca de R$ 2,75 bilhões na economia da cidade. Somados aos R$ 227 milhões movimentados pelo Carnaval no Sambódromo o total chegou a R$ 2,97 bilhões. Foram 678 desfiles ocorridos nas ruas da capital paulista, desde o pré-carnaval (dias 15 e 16 de fevereiro) até o pós-carnaval (29 de fevereiro e 1º março). Os dados são da Prefeitura de São Paulo, por meio de pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo.

Os números superam o do carnaval de rua de 2019, que registrou público de 14 milhões de pessoas e movimentação econômica de R$ 2,1 bilhões. O crescimento econômico foi de R$ 650 milhões, ou seja, 31% a mais que em 2019. A nota média do público para o evento foi de 8,97.

Do total de foliões, 73,6% eram de São Paulo e 26,4% turistas de todas as regiões do Estado de São Paulo, do Brasil e de outros países. O período de permanência média dos turistas foi de dois dias e o gasto médio durante a estadia foi de R$ 648,19. O impacto econômico do evento na cidade inclui gastos com transporte, alimentação, compras, hospedagem e lazer, considerando-se o público oficial.

O evento foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com produção e infraestrutura da São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos). O Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo realizou a pesquisa no período do pré-Carnaval (15 e 16 de fevereiro), nos dias tradicionais de folia (22 a 25 de fevereiro) e durante o pós-Carnaval (29 de fevereiro e 1º de março).

Levando-se em consideração apenas os visitantes, a maior parte veio da Grande São Paulo, representando cerca de 59,3%, seguido de pessoas do interior de São Paulo, com 20,7%, e de outros Estados, com 19,4%. Os estrangeiros somaram 0,62%.

Em relação ao público total, a maioria dos foliões era do sexo feminino (56,4%) e majoritariamente das faixas etárias de 25 a 29 anos (32,4%) e de 18 a 24 anos (29,6%). Mais da metade (51,4%) usou metrô ou trem para ir aos eventos, seguido por ônibus (31,6%). Além do bloco onde estavam sendo entrevistados, 50,4% respondeu que iria a outro bloco na cidade e 70,8% já tinha participado de outras edições do Carnaval de Rua. Considerando-se somente os foliões paulistanos, o gasto médio individual no evento foi de R$ 81.

Nas perguntas de avaliação do Carnaval de Rua de São Paulo 2020, 95,7% de pessoas afirmaram “sim, a Prefeitura deve continuar investindo no Carnaval de Rua de São Paulo”.

Foram entrevistadas pouco mais de 1,2 mil pessoas durante os oito dias de pesquisa de campo, em diversos blocos de rua. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os dados serão consolidados para o relatório final e disponibilizados em breve no site do Observatório: www.observatoriodoturismo.com.br .

Impacto do carnaval na economia da cidade de São Paulo

Sambódromo: R$ 180 milhões
Rua: R$ 550 milhões
Total: R$ 730 milhões

Sambódromo: R$ 220 milhões
Rua: R$ 2,1 bilhões
Total: R$ 2,3 bilhões

Sambódromo: R$ 227 milhões
Rua: R$ 2,75 bilhões
Total: R$ 2,97 bilhões

Pesquisa - Carnaval de Rua 2020

Moradores x turistas

Residentes em SP: 73,6%
Grande SP: 15,6%
Interior de SP: 5,5%
Outros estados: 5,1%
Internacionais: 0,2%

Permanência média dos turistas em São Paulo: dois dias

Gasto médio do turista no período de permanência (inclui transporte, alimentação, compras, hospedagem e lazer na cidade): R$ 648,19

Gasto médio do morador: R$ 81

Hospedagem na cidade:

Bate e volta: 63%

Casa de amigos/ parentes: 20,4%

Hotel/ flat: 11,9%

Outros: 4,7%

Ficou em São Paulo motivado pelo Carnaval? (Pergunta exclusiva aos paulistanos)
Sim: 44,8%

Recebeu amigos e/ou parentes em casa para curtir o Carnaval em São Paulo? (Pergunta exclusiva aos paulistanos)
Sim: 25%

Qual o motivo de ter escolhido passar o Carnaval em São Paulo?

Custo acessível: 38,6%

Diversidade e quantidade de blocos: 29,8%

Facilidade de acesso: 29,8%

Outros motivos: 1,8%