Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021

Capital ultrapassa 17 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

Cidade de São Paulo também caminha para superar sete milhões de munícipes adultos com esquema vacinal completo; além disso, 92,3% dos adolescentes já receberam a primeira dose do imunizante

A marca de 17 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 foi ultrapassada pela cidade de São Paulo nesta quarta-feira (22). A capital também caminha para sete milhões de segundas doses na sua população adulta. Segundo o boletim Vacinômetro divulgado às 19h pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a capital contabiliza 17.076.032 doses aplicadas nos munícipes com idade acima dos 18 anos, estimada em 9.230.227 moradores.

Em números absolutos, 10.284.198 pessoas já receberam a primeira dose (D1), sendo que 6.389.688 já receberam a segunda dose (D2), completando o esquema vacinal, com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. A capital também já soma 322.280 moradores que receberam a dose única (DU) da vacina da Janssen,totalizando 6.711.968 pessoas que concluíram o ciclo vacinal. Proporcionalmente, a capital registra 106,5% da cobertura vacinal em D1 e D2 e, alcança a marca de 72,7% de aplicações em D2 + DU.

A SMS ressalta que todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como seguras e eficazes na proteção de formas graves da doença.

Adolescentes e dose adicional

A cidade de São Paulo também contabiliza 779.131 doses aplicadas em adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade, o que corresponde a 92,3% da população nesta faixa etária, estimada em 844.073 jovens.

No momento, os adolescentes entre 12 e 17 anos são prioridade na campanha de vacinação, juntamente com os idosos acima de 80 anos, que já concluíram o esquema vacinal primário (D1 + D2) há mais de seis meses e agora podem receber a dose adicional.

Desde o dia 3 de setembro, a SMS convoca os idosos e adultos imunossuprimidos para o recebimento da dose adicional recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento 79.866 pessoas já receberam o reforço vacinal.

Todas as informações sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital podem ser obtidas na página Vacina Sampa.