Quarta-feira, 27 de Abril de 2022

Capital terá Dia D de multivacinação e início da imunização contra gripe para crianças neste sábado

Para atender o público todas as UBSs e AMAs/UBSs Integradas estarão abertas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará no próximo sábado (30) o Dia D de multivacinação para as para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes menores de 15 anos de idade. Também nesta data será iniciada a imunização contra a gripe para crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos de idade. Na segunda-feira (2), a vacinação contra o vírus influenza iniciará para grávidas e puérperas.

Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos postos de saúde com a carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas.

O Dia D é uma das medidas da prefeitura para melhorar as coberturas vacinais das crianças e jovens no município. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

"Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco a própria saúde e a de outras pessoas. Manter a carteira de vacinação em dia é importante não só para as crianças e adolescentes, como para toda a sociedade, já que evita a disseminação das doenças e internações", diz o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Estarão abertas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h. A vacina contra a Covid-19 também estará disponível nestes postos.

Para crianças entre 5 e 11 anos de idade, a vacinação de sarampo e Covid-19 não deve ser aplicada simultaneamente. A imunização contra Covid-19 deve ser priorizada. Depois de 15 dias pode ser aplicada a vacina contra o sarampo. Para a população em geral, acima de 12 anos e trabalhadores da saúde, pode ser feita a imunização simultânea entre as vacinas de sarampo, gripe e Covid-19.

Desde o início da campanha contra o sarampo, em 4 de abril, foram aplicadas 43.911 doses contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR). Contra influenza, desde 27 de março, foram aplicadas 837.268 doses no público maior de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Covid-19 e gripe

Os parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência, Ceret e da Juventude vacinarão contra a Covid-19 e a gripe, das 8h às 17h neste domingo (1º). Na avenida Paulista, a imunização ocorrerá em uma tenda, instalada no número 52, e em uma farmácia parceira (número 995), das 8h às 16h. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e contra a gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia contará somente com vacina contra a Covid-19.

Na segunda-feira (2), a imunização contra Covid-19 e a gripe volta a ocorrer em toda a rede: UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e nos megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h. A vacinação para o público infantil é realizada somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos podem se vacinar contra a Covid-19. Os postos aplicarão primeiras (D1), segundas (D2) e doses adicionais (DAs). Contra o vírus influenza, causador da gripe, a vacina estará disponível para idosos acima de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e crianças maiores que 6 meses e menores que 5 anos. Na segunda-feira (2), a vacinação contra influenza poderá ocorrer para grávidas e puérperas.

Até esta terça-feira (26), a capital aplicou 30.814.396 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 11.750.174 primeiras doses (D1), 10.962.098 segundas doses (D2), 356.747 doses únicas (DUs), 6.916.219 primeiras doses adicionais (DA1) e 829.158 segundas doses adicionais (DA2). A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos está em 110,3% para D1, em 106,6% para D2, em 74,9% para DA1 e em 9% para DA2.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 976.102 D1, representando uma cobertura vacinal de 115,6%. Também foram aplicadas 866.734 D2 alcançando 102,7% do público elegível. Já em crianças de 5 a 11 anos, foram aplicadas 951.245 D1, representando uma cobertura vacinal de 87,8%, e 612.995 D2, alcançando 56,6% do público elegível.

Mais informações e a lista completa dos postos podem ser encontradas na página Vacina Sampa.