Quarta-feira, 30 de Junho de 2021 | Horário: 12:22

Capital segue orientação do Ministério da Saúde e Programa Estadual para aplicação de segunda dose da vacina em gestantes

Parecer estabelecerá diretrizes para vacinação antiCovid de 568 mulheres que receberam primeira dose da AstraZeneca na cidade antes da suspensão para o grupo em todo o Brasil

A cidade de São Paulo aguarda as orientações do Ministério da Saúde para a imunização de 568 gestantes que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca na cidade antes da suspensão do imunizante em todo o país. Nesta quarta-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes afirmou que a capital seguirá de acordo com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Em um certo momento do Programa, a vacinação com a AstraZeneca foi suspensa nas gestantes de todo o Brasil. Agora, aguardamos uma definição do Ministério da Saúde para a orientação de qual vacina será aplicada como segunda dose”, disse o prefeito.

A nota técnica 651/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, também de acordo com a diretriz do Informe estadual (PG 26), recomenda que as gestantes e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que já tenham recebido a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca devem aguardar o término do período gestacional e puerpério (até 45 dias pós-parto) para a administração da segunda dose da vacina.

“Alguns países da Europa começaram a aplicar a vacina da Pfizer nestas pessoas, mas para isso precisamos de uma orientação técnica”, esclareceu o prefeito.

Para esse grupo a vacinação teve início no dia 7 de junho com as vacinas Coronavac e Pfizer, que imunizaram em primeira dose 17.198 gestantes e 5.591 puérperas.