Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

Capital reduz intervalo de aplicação da Coronavac de 21 para 15 dias

A antecipação tem por objetivo completar o sistema vacinal da população

A capital reduziu o intervalo da segunda dose do imunizante Coronavac para 15 dias. Anteriormente, era de 28 dias. A antecipação tem por objetivo completar o sistema vacinal da população. A cobertura para segunda dose ou dose única é de 91,2% dos adultos. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também iniciou a aplicação da dose adicional para os profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), sepultadores residentes na cidade e fiscais das subprefeituras. Estão elegíveis todos aqueles que receberam a segunda dose do imunizante há mais de seis meses. Esses funcionários públicos receberão a vacina Coronavac.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista ocorre tanto para a primeira (D1) quanto para a segunda dose (D2), além da dose adicional para idosos acima de 60 anos de idade e trabalhadores da Saúde com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (D1 ou D2) há pelo menos seis meses, exceto grávidas e puérperas.

Pessoas com mais de 18 anos e que tenham alto grau de imunossupressão também podem ser vacinadas. Para este grupo, com mais de 18 mil cidadãos, é preciso ter tomado a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias.

Para se certificar sobre a disponibilidade de segundas doses das vacinas antiCovid é importante acessar a plataforma De Olho na Fila

Cobertura vacinal

Foram aplicadas, até esta quinta-feira (21), 19.544.200 doses de vacinas antiCovid, sendo 10.472.122 primeiras doses, 8.095.609 segundas doses, 327.090 doses únicas e 649.379 doses adicionais.

A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos de idade está em 107,7% para D1 + DU e em 91,2% para D2 + DU. Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 854.820 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 101,3%. Também foram aplicadas 9.113 segundas doses nesse público.

Onde se vacinar

A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa