Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 | Horário: 20:41

Capital reduz intervalo da segunda dose de Pfizer para 21 dias

Medida passa a valer na quinta-feira (21) para adultos que tomaram a primeira dose há pelo menos três semanas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a adotar, a partir de quinta-feira (21), o intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda doses da vacina antiCovid da Pfizer para pessoas acima de 18 anos de idade. Assim, todos os adultos que tomaram a primeira dose há 21 dias estão aptos a receber a segunda dose do imunizante.

A redução do prazo de 56 para 21 dias não é válida para os adolescentes. Para os jovens de 12 a 17 anos de idade, o intervalo entre as doses permanece de oito semanas. Uma eventual antecipação para esse público será adotada mediante disponibilização de mais doses por parte do Ministério da Saúde.

Com relação às outras vacinas, o intervalo para a segunda dose segue sendo de 12 semanas para AstraZeneca e 28 dias para Coronavac. A medida respeita a orientação dos programas Nacional e Estadual de Imunizações (PNI e PEI).

A capital segue com o esquema tradicional de vacinação para primeira e segunda doses (D1 e D2), além da dose adicional para idosos acima de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (D2 ou dose única) há pelo menos seis meses, exceto grávidas e puérperas.

A dose adicional também permanece liberada para pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. Para esse grupo, com mais de 18 mil cidadãos, é preciso ter tomado a D2 ou dose única há pelo menos 28 dias.

Até esta segunda-feira (18), foram aplicadas 19.260.481 doses de vacinas antiCovid, sendo 10.453.522 primeiras doses, 7.920.576 segundas doses, 326.887 doses únicas e 559.496 doses adicionais (DUs). A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos está em 107,6% para D1 + DU e em 89,3% para D2 + DU. Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 848.623 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 100,5%. Também foram aplicadas 4.713 segundas doses nesse público.

Mais informações e a lista dos postos de vacinação podem ser encontradas no site Vacina Sampa