Sexta-feira, 30 de Julho de 2021 | Horário: 18:52

Capital realiza mutirão de busca ativa de quem não recebeu a 2ª dose da vacina antiCovid neste sábado

Os funcionários das UBSs e AMAs/UBSs Integradas farão contato com os munícipes faltantes por telefone e de forma presencial

Editado às 19h35

Neste sábado (31), todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas estarão abertas para a realização de busca ativa para a segunda dose antiCovid dos munícipes que ainda não completaram o ciclo vacinal.

O trabalho será realizado pelos funcionários das unidades por telefone e de forma presencial, com orientações e informações para os que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante.

A vacinação ocorrerá na UBS ou AMA/UBS Integrada mais próxima do endereço de residência do munícipe. Nesta etapa da campanha de vacinação, 209.033 aguardam para receber a segunda dose na capital, segundo dados do VaciVida.

Sandra Sabino Fonseca, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, ressalta que a imunidade total só será atingida com este reforço. “Eu peço que as pessoas olhem a carteira vacinal e não percam a data de retorno para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para que o ciclo vacinal esteja completo”, concluiu.

A busca ativa ajudará a compreender os motivos da ausência na segunda dose, que podem ser desde uma mudança de endereço, como a espera por um acompanhante para ir ao local de vacinação, e até mesmo um esquecimento.

Busca ativa diária
O trabalho acontece da seguinte forma: a SMS extrai do sistema VaciVida a relação de pessoas que ainda não receberam a segunda dose do imunizante, é realizado o georreferenciamento entre o endereço do munícipe e a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima dele e, então, os profissionais da unidade entram em contato com as pessoas para orientá-las sobre a importância da vacinação correta e verificar os motivos da abstenção. As UBSs que possuem equipes do Programa Estratégia Saúde da Família também fazem parte deste trabalho.

Os Agentes Comunitários de Saúde, em suas visitas casa a casa, alertam a população da importância da imunização correta com as duas doses e, também, monitoram os pacientes que não tomaram nenhuma das doses ou apenas a primeira dose. Os médicos e enfermeiros também realizam o alerta durante atendimento médico.

O sistema VaciVida avisa ao munícipe, via celular, da chegada do prazo de sua segunda dose da imunização. O órgão conta com o compromisso e entendimento dos imunizados com a primeira dose para buscarem o serviço de Saúde para a segunda dose, conforme orientado, contribuindo no combate à Covid-19.

Vacinação na capital
Segundo dados do Vacinômetro, divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) às 13 horas desta sexta-feira (30), A cidade já aplicou mais de 10,2 milhões de doses contra a Covid-19. A capital contabiliza 10.204.828 doses nas pessoas com idade acima dos 18 anos.

Desse total, 7.309.285 pessoas iniciaram seu processo de imunização com a primeira dose (D1), outras 2.581.331 também já receberam a segunda dose (D2), completando o esquema vacinal. Outros 314.212 moradores da capital receberam a dose única (DU) do imunizante da Janssen.

Proporcionalmente, a capital registra 82,6% da cobertura vacinal em D1 ou DU e 31,4% de aplicações em D2.

Desde sexta-feira a página De Olho na Fila  passou a informar as vacinas antiCovid disponíveis nos postos de vacinação para a segunda dose. A estratégia da administração municipal é oferecer ao paulistano mais um recurso tecnológico para facilitar e agilizar a imunização contra a Covid-19 na cidade.

A plataforma lançada no último dia 15 de junho pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já teve mais de 14 milhões de acessos.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL
Mutirão de busca ativa D2
31/07/2021 (Sábado)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D2. Funcionamento das 8h às 17h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D2. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos e todas as outras informações sobre a campanha antiCovid da capital estão disponíveis na página Vacina Sampa.