Terça-feira, 15 de Junho de 2021 | Horário: 16:02

Capital promove passeio virtual pelo Paço das Artes

Transmissão será realizada pelo Instagram na próxima quinta-feira, dia 17

Criado com a missão de dar visibilidade a espaços culturais e turísticos da cidade, o projeto Passeio Virtual iniciou a nova temporada de visitas guiadas. Dando sequência à agenda de atividades iniciadas em maio, será realizado na próxima quinta-feira (17), às 15h, passeio ao Paço das Artes. A transmissão será feita pelo endereço www.instagram.com/turismoprefsp

“Desde o início da pandemia de Covid-19 o turismo e a cultura foram duramente afetados, tendo seus equipamentos fechados durante um longo período. Inicialmente, as lives eram uma forma de registrar estes locais e sua programação para entreter quem cumpria o isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Nesta nova temporada, nosso foco é chamar a atenção para as atividades que a cidade de São Paulo tem a oferecer e que podem ser visitadas, cumprindo os protocolos da fase atual do Plano São Paulo”, conclui.

Durante o passeio o visitante será conduzido pela guia de turismo Denyse Sayuri Kirihara por dentro do Casarão Nhonhô Magalhães, localizado em Higienópolis, na Zona Oeste, e pela mostra atualmente em cartaz: Táticas de Desaparecimento, com curadoria de Nathalia Lavigne. Tombado pelo Conpresp e Condephaat, órgãos de preservação do patrimônio histórico municipal e estadual, o Casarão começou a ser construído em 1927 para receber a família do barão do café Carlos Leôncio Magalhães. Entregue em 1939, o prédio não chegou a abrigar seu futuro proprietário, que faleceu antes, mas a família formada por sua esposa, Ernestina Reis Magalhães e cinco de seus oito filhos.

Sede definitiva

A instituição pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado. Funcionou desde novembro de 1969 no Salão da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, na Avenida Paulista, 326.

Ao completar 50 anos em 2020, o Paço das Artes conquistou sua primeira e definitiva sede em Higienópolis, depois de existir de maneira nômade e ter passado pelo Edifício da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo na Avenida Paulista (1970); Sala na Pinacoteca do Estado, na Luz (1973); Museu da Imagem e do Som na Avenida Europa (1975); Cidade Universitária da USP (1994) e, novamente, no Museu da Imagem e do Som (2016).

“Táticas de Desaparecimento” de Nathalia Lavigne, curadora selecionada para esta edição da Temporada de Projetos, trata de uma noção de desaparecimento refletindo como tal prática pode ser interpretada como uma atitude estratégica no atual contexto. A mostra apresenta obras de Aleta Valente, Maryam Monalisa Gharavi, Nino Cais, Regina Parra, Sallisa Rosa e Thiago Honório.

Serviço: Passeio Virtual Paço das Artes
Data: 17 de junho, às 15h
Transmissão pelo perfil no instagram @turismoprefsp