Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021

Capital promove neste sábado o Dia V de Multivacinação

Horário: 00:00
Objetivo da ação é atualizar situação vacinal e diminuir a incidência de doenças como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo e meningite na população de 0 a 15 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste sábado (16) o Dia V de Multivacinação nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras.

As vacinas contempladas na campanha de multivacinação são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano. Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem procurar uma das 469 UBSs, das 7h às 19h, para que eles recebam ou atualizem os imunizantes.

Mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, a SMS recomenda que os postos sejam procurados. Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas e uma nova aplicação é indicada. Um exemplo é a vacina meningocócica ACWY, que está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos.

Por conta da pandemia, será permitido apenas um familiar acompanhando a criança ou adolescente a ser imunizado. Os pais ou acompanhante devem levar, além da caderneta de vacinação, documento com foto de ambos. Caso o cidadão não esteja com sua caderneta, basta apresentar os documentos. Com isso, sua situação vacinal será atualizada.

No caso de adolescentes acima de 12 anos que receberam a vacina da Pfizer contra a Covid-19 não é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para participar da campanha de multivacinação.

Vacinação antiCovid

Neste sábado (16) a vacinação contra Covid-19 neste segue normalmente nos megapostos, parques e farmácias parceiras, bem como nos drive-thrus.

No domingo (17), funcionam o megaposto localizado na galeria Prestes Maia, no centro, seis parques, das 8h às 17h, para primeiras e segundas doses, além de duas unidades de farmácias parceiras, nos números 2.371 e 266 da avenida Paulista, onde também serão realizadas ações educativas contra a Covid-19.

Mais informações e a lista dos postos de vacinação podem ser encontradas no site Vacina Sampa