Notícias

Capital oferece diagnóstico e tratamento para tuberculose

Aplicada nos primeiros meses de vida, a vacina BCG é uma forma de prevenção

De Secretaria Especial de Comunicação

Infecciosa e transmissível, a tuberculose é uma doença que afeta predominantemente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos. No Brasil, por ano, são notificados pelo menos 70 mil novos casos.

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é celebrado nesta quarta-feira (17) e a data reforça a necessidade de conscientizar a população sobre essa doença, cujo diagnóstico e tratamento são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a tuberculose tem cura e a principal forma de prevenção é a vacina BCG, aplicada nos primeiros meses de vida dos bebês. O imunizante também está disponibilizado na campanha de multivacinação, que a capital realiza até o dia 30 de novembro para crianças e jovens de 0 a 15 anos, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Sintomas e tratamento

A tosse intensa e prolongada é o principal sintoma da doença, mas também pode existir um emagrecimento sem motivo aparente, muito cansaço e fadiga, dores no corpo, febre baixa vespertina e sudorese noturna.

Em caso de surgimento destas manifestações, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima e solicitar o atendimento médico.

O diagnóstico é realizado por meio de testes, exames de análise e radiografia de tórax. Caso a tuberculose seja confirmada, o tratamento é feito com medicamentos. Vale ressaltar que o atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível, tendo em vista que o diagnóstico tardio dificulta o combate à doença.

Os endereços de todos os equipamentos da rede municipal de saúde da capital podem ser consultados na plataforma Busca Saúde. 

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Saúde Pós Covid-19

Ver agenda completa