Quarta-feira, 19 de Maio de 2021 | Horário: 14:00

Capital lança Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental - APA Bororé-Colônia

Espaço na Zona Sul representa 6% do município e equivale a 57 Parques do Ibirapuera

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente apresentou durante evento virtual nesta quarta-feira (19/05), o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental - APA Bororé-Colônia, financiado com recursos do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA), totalizando R$ 892.000,00 e executado entre outubro de 2019 e março de 2021.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a defesa da proteção ambiental é um compromisso da gestão Bruno Covas. “Não existe maquininha de fazer água. Você não vai numa loja e compra uma maquininha que produz água. A máquina que produz água é o nosso planeta e essa parte da região que está inclusa na APA Bororé-Colônia faz parte de algo que é patrimônio de toda a humanidade”, afirmou.

Criada há 15 anos pela Lei Municipal nº 14.162/2006, a Área de Preservação Ambiental - APA Bororé-Colônia conta agora com um instrumento que deve orientar e regular o uso e o manejo dos atributos naturais e histórico-culturais da APA e elaborado de forma participativa, por meio de reuniões remotas que contaram com representantes de seu Conselho Gestor, colaboradores e pesquisadores.

Para o chefe de gabinete da Secretaria do Verde e o do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, o plano de manejo é um instrumento que dá vida para uma área de proteção ambiental. “Temos uma cidade com dez unidades de conservação municipais, e destas, agora são duas APAs com Plano de Manejo e tudo orientado, catalogado e registrado em todos os órgãos e esferas. São Paulo dá exemplo de como se faz gestão de unidades de conservação”, explicou.

O Plano apresenta um diagnóstico socioambiental, a proposição do zoneamento e a definição de programas de gestão, com diretrizes e ações estratégicas.

O objetivo é promover a conservação ambiental e o uso sustentável da APA, elencando ações que garantam a melhoria da qualidade de vida da população, o monitoramento, a recuperação ambiental e o estabelecimento de normas de uso do solo complementares ao Plano Diretor Estratégico e Lei de Parcelamento e Uso de Solo da cidade, e também das Áreas de Proteção e Recuperação da Billings e Guarapiranga.

O caderno do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia pode ser acessado clicando aqui.

APA Bororé-Colônia

Com 90km² de área na Zona Sul de São Paulo, a APA Bororé-Colônia abrange porções das subprefeituras da Capela do Socorro e Parelheiros, o que equivale a 57 Parques do Ibirapuera e representa 6% do município. É classificada como uma unidade de conservação (UC) de uso sustentável, conforme a Lei Federal 9.985/2000, incluindo áreas urbanizadas, atividades de produção rural e fragmentos de Mata Atlântica.

A APA possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as represas Guarapiranga e Billings, ambas pertencentes à Bacia do Alto Tietê, contribuindo de forma essencial com a manutenção dos mananciais e recursos hídricos que abastecem a região metropolitana de São Paulo. Dentro de seu perímetro, estão localizados os Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha e Itaim e Unidades de Conservação de Proteção Integral, parques lineares e os parques urbanos Shangrilá e Nascentes do Ribeirão Colônia, nos distritos do Grajaú e Parelheiros.

Sua gestão é feita de forma integrada com a APA Capivari-Monos, por meio de câmeras técnicas conjuntas e grupos de trabalho, com a participação de representantes dos conselhos gestores das duas unidades e colaboradores, incluindo lideranças e representantes de associações comunitárias e coletivos.