Notícia na íntegra

Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022 | Horário: 15:04

Capital lança linha de cuidado voltada para pessoas com transtorno do espectro autista

Documento apresentado a mais de 500 profissionais da rede municipal propõe métodos de atuar e articular os equipamentos de saúde de modo a promover cuidado e saúde integral à população com TEA e seus familiares

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) acaba de lançar a linha de cuidado em saúde para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O documento, apresentado ontem (8) a mais de 500 profissionais, propõe organizar e articular os recursos da rede de saúde de modo a garantir acolhimento, cuidado e promoção de saúde integral a essa população de acordo com as necessidades de cada pessoa e território. O evento foi realizado no anfiteatro da Universidade Paulista (Unip), na Chácara Santo Antônio.

A nova diretriz da SMS nasce a partir da lei municipal 17.502/2020, que busca a garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com TEA e seus familiares em toda a capital. O material propõe maneiras de conduzir as demandas específicas dessa população nos diferentes estágios da vida, integrando a família e a comunidade como parte fundamental dos projetos terapêuticos singulares (PTSs) executados na rede.

“Me enche de esperança saber que esse é um assunto que também move a saúde municipal. Estamos lançando a linha de cuidado em saúde voltada para a população com transtorno do espectro autista (TEA) para aprimorar os nossos fluxos de trabalho e garantir o acesso à saúde dessa população, à família e à comunidade de maneira integral”, explica a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino.

Segundo os dados da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da secretaria, somente em 2021, 5.528 pacientes com diagnósticos de TEA foram atendidos nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

"Essa é a realização de um sonho. Há muito tempo, mães e pais de crianças com TEA sabem que podem contar com o trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Caps, ou mesmo do CER no cuidado com os seus filhos. Por outro lado, a existência de uma linha de cuidado reforça a necessidade de dar atenção a essas demandas, o que leva ao aprimoramento do serviço e da qualidade de vida de cada pessoa”, conta a secretária municipal da Pessoa com Deficiência (SMPed), Silvia Grecco.

Entre os principais pontos do documento elaborado pelas áreas técnicas de Saúde Mental e Pessoa com Deficiência da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB) estão: a definição da UBS como ponto focal da prevenção e promoção do cuidado; a articulação com Caps, CERs e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos); características, comorbidades e demais fatores de risco associados ao TEA; saúde bucal; nutrição; escalas de rastreio e orientações para o diagnóstico clínico e multiprofissional do transtorno; além da presença de outras esferas da gestão municipal na vida do paciente, a exemplo da educação, cultura, esporte, assistência social, entre outras.

Além de compor a literatura já existente e reforçar a importância da integração da rede e do trabalho interdisciplinar para o cuidado à pessoa com TEA, a linha de cuidado traz luz às particularidades das famílias dessas pessoas. “A entrevista com os familiares por parte dos profissionais da SMS, a partir da observação e avaliação da pessoa com TEA, é essencial para sucesso do PTS que será desenvolvido. É preciso ser assertivo, acolher dúvidas, preocupações e angústias da pessoa com TEA e família, desde a suspeita e durante todo o processo de cuidado”, afirma a coordenadora da Atenção Básica da capital, Giselle Cacherik.

A linha de cuidado da rede municipal para pessoas com TEA está disponível no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=338980.

Veja as principais imagens do evento: https://we.tl/t-N0Xi1Ss1nD

Semana em homenagem ao "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"

O CER II Tucuruvi entregou na última quarta-feira (7) seis novas próteses destinadas aos pacientes que são acompanhados na unidade. Até setembro deste ano, a Prefeitura de São Paulo entregou, ao todo, 421 próteses aos munícipes atendidos na rede municipal por meio de convênios.

As fotos da entrega das próteses estão disponíveis no link: https://we.tl/t-9pz7qCbbjR

Projeto Sampa Tátil

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, participou na tarde de quarta-feira (7) do lançamento da segunda etapa do "Sampa Tátil", projeto que disponibiliza superfícies táteis nas fachadas de pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo. Uma iniciativa da SMPed em parceria com outras secretarias municipais. 

Durante a cerimônia, o secretário destacou a relevância da data e a iniciativa do projeto. “Estamos realizando diversas parcerias importantes, e a SMPed é uma grande aliada nesse processo. Também é preciso parabenizar iniciativas como a do CER II Tucuruvi, que forneceu as próteses que tanto farão diferença na vida dos munícipes contemplados.” 

O evento foi organizado na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e dos secretários da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, e da Educação, Fernando Padula, vereadores, entre outras autoridades. 

A secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, salientou a importância do trabalho conjunto entre as pastas voltado às políticas públicas no município. “Como é bom trabalhar em conjunto com secretários tão envolvidos e comprometidos com a causa, isso faz total diferença no resultado do trabalho final”, afirmou. 

"Eu tenho muito orgulho de toda nossa equipe, que têm pessoas humanizadas e comprometidas. Como sempre falo, nós temos que acordar cedo, trabalhar bastante e todo dia pela manhã dizer o seguinte: o que é que eu vou fazer hoje para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Que cada dia a gente possa ter uma cidade mais inclusiva”, disse o prefeito. 

Mais informações sobre o projeto: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=339025

As imagens do Projeto Sampa Tátil estão disponíveis neste link: https://we.tl/t-o1ln3eO41D

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn