Quarta-feira, 1 de Setembro de 2021 | Horário: 09:28

Capital já aplicou mais de 14,4 milhões de doses dos imunizantes contra o coronavírus

Hoje (01/09), a vacinação contra a Covid-19 segue prioritária para adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsável

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já aplicou 14.454.293 doses dos imunizantes contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacinação na capital, segundo a Plataforma VaciVida. Desse total, 9.479.979 são de primeira dose, 4.653.155 de segunda dose e 321.159 da vacina com dose única.

Nesta quarta-feira (01/09), a vacinação contra o coronavírus segue prioritária para adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsável. Se esse acompanhamento não for possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Para imunização, esse grupo conta com o funcionamento das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no período das 7h às 19h, bem como os mega postos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, que operam das 8h às 17h.

O único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adolescentes é o da Pfizer.

Doses remanescentes

A faixa etária de 12 a 14 anos sem comorbidades pode se cadastrar nas UBSs do município para receber eventuais doses remanescentes. A aplicação está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada unidade.

Segunda dose

As pessoas já elegíveis para receber a segunda dose (D2) da vacina devem completar o esquema vacinal.

Documentação e pré-cadastro

É obrigatório apresentar documentos pessoais, preferencialmente CPF e Cartão SUS, além de um comprovante de endereço no município de São Paulo, de forma física ou digital. No caso dos adolescentes é aceitável comprovantes de residência em nome dos pais ou responsável.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda o uso do site De Olho na Fila antes de se deslocar até o posto de vacinação, para checar a movimentação de pessoas nas unidades e evitar aglomerações. Para agilizar o tempo de atendimento na unidade é indicado fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já.

Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados na página Vacina Sampa.