Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021 | Horário: 11:35

Capital inicia vacinação antiCovid em adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades

Toda a rede de postos da capital está aberta para receber esse grupo. Prefeito Ricardo Nunes levou a filha mais nova para se imunizar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Zona Sul
733423-Início da Vacinação contra a COVID-19 para Adolescentes de 15 a 17 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (30), a vacinação antiCovid de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades. O prefeito Ricardo Nunes levou sua filha Izabela Nunes, 15 anos, para se imunizar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Veleiros, na Zona Sul da capital.

“A cidade de São Paulo continua com esse trabalho de salvar vidas, de vacinar as pessoas, diminuir a transmissibilidade, de ter ações sanitárias coerentes para poder conter o avanço do coronavírus”, afirmou o prefeito.

A expectativa é vacinar 411.662 jovens nessa faixa etária. Esse público recebe exclusivamente o imunizante da Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos até o momento.

Toda a rede de vacinação da capital está em operação. Estão abertas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, com funcionamento das 7h às 19h, além dos mega postos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h. A relação completa dos postos de vacinação da cidade está disponível na página Vacina Sampa.

Os munícipes elegíveis à segunda dose (D2) da vacina também podem aproveitar a oportunidade para completar o esquema vacinal.

Documentação

É obrigatório apresentar documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital, em nome dos pais ou responsável.

Para receber a vacina, o adolescente deve estar obrigatoriamente acompanhado pelos pais ou responsável. Se esse acompanhamento não for possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Doses remanescentes

A partir de hoje (30) os adolescentes de 12 a 14 anos, sem comorbidades, poderão se cadastrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para receber eventuais doses remanescentes.

De Olho na Fila e pré-cadastro

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta fornecer dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Antes de se deslocar a um posto, é recomendado acessar o site De Olho na Fila, que mostra a movimentação de pessoas nas unidades, com intuito de evitar aglomerações e filas de espera.

Passaporte da vacina

A partir de quarta-feira (1), a cidade de São Paulo passa a contar com o Passaporte da Vacina, implementado pela SMS dentro do aplicativo e-saúdeSP, do programa Avança Saúde.

O novo recurso é digital e irá auxiliar os organizadores de eventos da cidade a comprovar que os munícipes tenham se vacinado com pelo menos uma dose do imunizante antiCovid.

Os serviços pertencentes ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas, deverão solicitar, para acesso ao local, comprovante de vacinação do cidadão contra Covid-19, que será autenticado pelo Passaporte da Vacina.

Para ter acesso, basta entrar na loja de aplicativos do celular, baixar o e-saúdeSP de forma gratuita, aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone com DDD.