Notícias

Capital disponibiliza mapa on-line das calçadas requalificadas na cidade

Portal GeoSampa aponta os mais de 1,6 milhão de m² de passeios públicos reformados ou ampliados desde 2019

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e das Subprefeituras (SMSUB), publicou nesta quinta-feira (16), no Portal GeoSampa, um novo mapa sobre as calçadas da cidade. O conteúdo inédito mostra a localização dos mais de 1,6 milhão de m² de passeios que foram requalificados em todo o município. Os locais foram definidos de acordo com o Plano Emergencial de Calçadas 2019 (PEC).

Foram investidos R$ 140 milhões na reforma e ampliação dos passeios e da iluminação pública entre 2019 e 2020. Foram requalificados 1.651.813 m² de calçadas e construídas 4 mil rampas de acesso, com o objetivo de melhorar a caminhabilidade, sobretudo, em locais de grande circulação.

Os reparos, realizados nas 32 subprefeituras da cidade, buscaram diminuir desigualdades regionais. A região que mais recebeu os serviços de restauração de calçadas foi a Zona Leste, com 790.913,12 m². Na sequência, aparecem as regiões Sul (372.893,87 m²), Norte (260.785,90 m²), Oeste (173.821,16 m²) e o Centro (53.398,47 m²).

Readequações

Desde junho de 2019, o GeoSampa disponibiliza informações como área, largura e declividade de cada passeio público de São Paulo. O mapa digital também apresenta as calçadas que compõem o Plano Emergencial. O GeoSampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE) e reúne dados georreferenciados sobre mais de 300 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques.

A novidade agora é que o munícipe poderá consultar as vias que tiveram o passeio requalificado descobrindo, inclusive, quando as obras foram concluídas.

As readequações decorrentes do Plano Emergencial de Calçadas garantem passeios com faixa livre exclusiva à circulação de pedestres sem desnível, vegetação ou obstáculos. Além disso, a padronização estabeleceu piso adequado para a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, entre outros, além de sinalização visual e tátil.

O projeto também priorizou a reforma de locais com grande fluxo de pedestres e perto de terminais de ônibus, ruas de comércio, escolas e hospitais.

Como consultar?

O processo de consulta é simples. Basta acessar o GeoSampa, clicar em “Sistema Viário”, dar um zoom no mapa e ativar a camada “Calçadas”. As vias requalificadas estão sinalizadas com a cor verde. Para obter informações sobre os passeios públicos é necessário apertar o botão “i” e clicar na calçada de interesse.
Todos os dados também estão disponíveis para download. Para baixá-los, clique no ícone “Download de Arquivos”, escolha o tema “Sistema Viário” e selecione a camada “Calçadas”. Pronto, agora é só definir o formato e apontar o distrito que deseja ter mais informações.

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Saúde Pós Covid-19