Notícias

Capital disponibiliza dados de obras de concessionárias nas vias públicas em tempo real

Pela primeira vez, população tem acesso a esse tipo de intervenção, local e empresa responsável. As informações são fornecidas pelo sistema GeoInfra

De Secretaria Especial de Comunicação

O sistema digital GeoInfra, desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) para monitorar e fiscalizar trabalhos das concessionárias no pavimento e calçadas da capital, agora passa a disponibilizar as informações registradas para o portal GeoSampa.

Pela primeira vez, é possível acompanhar o andamento dos serviços executados em ruas e avenidas como a troca de rede de água, energia, gás, telefonia e internet. O cidadão tem acesso, em tempo real, ao tipo de obra, status do processo e empresa responsável pela ação em qualquer via da capital.

Para visualizar as informações, acesse o Portal GeoSampa, clique em “Camadas” no menu à direita da tela, depois em "Infraestrutura Urbana". Selecione a opção “GeoInfra – Controle de uso de vias públicas (Obras)” e todas as atividades estarão disponíveis na tela.

Clique no ícone “i”, no canto superior esquerdo da tela, e escolha a obra desejada. Ao utilizar a ferramenta “Pesquisar”, também ao lado esquerdo, é possível encontrar o endereço de interesse. Quando o status estiver azul, significa que os trabalhos ainda estão em andamento; quando cinza, foram finalizados.

O GeoSampa reúne dados georreferenciados sobre cerca de 300 temas (camadas) de interesse à cidade.

GeoInfra

O GeoInfra foi implantado em novembro de 2019, com o objetivo de garantir à Prefeitura o controle das intervenções que acontecem na cidade. Por meio do sistema é possível autorizar e monitorar obras na malha viária, calçadas, subterrâneo e rede aérea, realizadas por concessionárias, de maneira digital e eficiente. O serviço é inédito em São Paulo.

Antes do GeoInfra não havia controle sobre a realização destes serviços, que, muitas vezes, aconteciam sem o conhecimento da Prefeitura. Desde o seu lançamento, a plataforma registrou cerca de 36 mil protocolos para serviços.

O sistema foi desenvolvido pela SMSUB, por meio do Departamento de Controle e Uso de Vias Públicas (CONVIAS), em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e concessionárias como Comgás, Sabesp, Enel, entre outras.

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Incluir para proteger

Ver agenda completa