Sexta-feira, 26 de Maio de 2023

Capital aplica mais de 40 milhões de doses contra a Covid-19

Horário: 00:00
Após dois anos do início da campanha de imunização contra a doença, saúde municipal reforça a importância de manter a vacinação em dia

A cidade de São Paulo ultrapassou ontem (25) a marca de mais de 40 milhões de doses contra a Covid-19. Até o momento, desde o início da vacinação em janeiro de 2021, foram aplicadas na população 40.001.813 doses.

A  Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância de os grupos elegíveis, principalmente os idosos e as crianças, procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas para receber a vacina contra a Covid-19 a fim de prevenir as formas graves da doença.

"Ultrapassamos 40 milhões de doses aplicadas graças ao trabalho contínuo de todos os profissionais de saúde e a adesão da população ao imunizante. Até recebemos o título de capital mundial da vacina, pois, focamos na proteção das pessoas”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Atualmente, todos os maiores de 18 anos de idade estão aptos a se vacinarem com a Pfizer bivalente. A vacinação com esse imunizante é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida. Desde o dia 27 de fevereiro, até o momento, a capital aplicou 2.049.887 doses dessa vacina.

Além disso, a imunização contra a Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos 6 meses. Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças a partir dos 3 anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.

As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis das 7h às 19h em todas as UBSs e AMAs/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário.

Os munícipes podem consultar o endereço da unidade de saúde mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde, disponível no link buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.

O Boletim Vacinômetro pode ser acessado clicando aqui