Quinta-feira, 23 de Março de 2023

Capacitação em Computação em Nuvem é oferecida pela Prefeitura e Amazon Web Services

Horário: 00:00
O curso ‘Computação em Nuvem’ é oferecido gratuitamente e no cardápio de cursos do Portal Cate.

Uma das grandes tendências do mercado é o Cloud Computing, também conhecido como Computação em Nuvem. A tecnologia, que faz o uso da internet para armazenar dados e sistemas necessários em servidores, isenta a necessidade de equipamentos como discos rígidos, por exemplo.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, cerca de 65% das principais empresas latino-americanas lutam para recrutar e reter talentos e desenvolver as habilidades necessárias para adotar uma cultura digital e atender às demandas de negócios presentes e futuras. Estima-se que essa lacuna de talentos seja de 2,5 milhões de profissionais até 2026, pois as funções emergentes exigirão profissionais atualizados.

Observando esta oportunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a AWS - Amazon Web Services, oferece gratuitamente o curso ‘Computação em Nuvem’ em seu cardápio de cursos do Portal Cate. Com encontros mensais de quatro horas, o aluno aprenderá sobre o que é a nuvem e como ela funciona, seus benefícios, aplicação nos serviços da AWS, modelo de responsabilidade compartilhada e aspectos básicos de segurança.

“Estamos em processo de retomada econômica e capacitar-se significa ter chances mais expressivas para conseguir recolocação profissional ou até mesmo melhores oportunidades de emprego. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades do mercado, investindo em setores que demandam bons profissionais e em grande quantidade, melhor ainda é realizar este trabalho com parceiros tão expressivos e relevantes no segmento como a AWS, ampliando ainda mais a qualidade de ensino dos alunos”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os encontros acontecerão em formato virtual, via zoom, e apresentarão todas as possibilidades da computação em nuvem, como características, modelos de responsabilidade compartilhada, aspectos básicos de segurança e muito mais. Ao final, o participante recebe um certificado de conclusão.

O próximo encontro está programado para acontecer no sábado (25), às 9h. Para participar é indicado ter pelo menos o ensino fundamental completo. É necessário um celular ou computador conectado a internet para acessar os conteúdos. Para mais informações e inscrição, basta acessar www.bit.ly/novoscursosportalcate

Sobre o Portal Cate
A plataforma de EAD - Ensino à Distância da Prefeitura de São Paulo, produzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, traz conteúdos relacionados às ocupações que mais crescem na cidade e que mais geram emprego e renda. Por meio de seis eixos temáticos, o Portal oferece cursos gratuitos, dicas de inspiração, além de apresentar o painel de vagas de emprego disponíveis nas unidades presenciais dos Cates - Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo. Desde sua criação, em 2019, a plataforma já realizou mais de 224 mil capacitações. Acesse: www.cate.prefeitura.sp.gov.br.