Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022 | Horário: 11:36

Campo Limpo ganha Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/Aids

Unidade especializada é focada no tratamento de HIV; ativista da região dá nome ao CTA, que dispõe de laboratório próprio
1114045-Inauguração do CTA IST/AIDS – Centro de Testagem e Aconselhamento José Araújo Lima Filho”

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta segunda-feira (19) à população da zona sul o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) José Araújo Lima Filho, no Campo Limpo. A unidade, que leva o nome de um importante ativista para a causa do HIV/Aids, prestará uma série de serviços de atendimento e testagem, com recursos diversos, inclusive laboratório próprio.

A unidade do Campo Limpo está em um local estratégico com foco na diminuição de novos casos de HIV entre a população mais vulnerável. O Centro de Testagem e Aconselhamento é uma unidade especializada em IST/Aids onde são feitos o primeiro atendimento, o aconselhamento e os testes para infecções sexualmente transmissíveis.

O novo CTA fará coleta de exames, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico e teste rápido para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo. A unidade oferecerá ainda exames e tratamento para clamídia e gonorreia, profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) e a primeira terapia antirretroviral (Tarv), em caso de testagem positiva. Serão disponibilizados também insumos como preservativos, gel lubrificante e autotestes para o HIV. Ao todo, a unidade contará com 22 funcionários e cinco consultórios equipados para realizar as consultas, além de duas salas de coleta e testagem rápida.

O equipamento atenderá ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizado na rua Louis Boulanger, 120, Jardim Bom Refúgio, no Campo Limpo.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar a Rede Municipal Especializada (RME), que abrange dez CTAs (incluindo uma unidade móvel e o que está sendo entregue hoje), além de 17 unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Os SAEs são direcionados às pessoas que testam positivo nos CTAs e funcionam como um consultório onde são realizados exames, ofertada e administrada medicação e feito o acompanhamento periódico. Alguns serviços de testagem também podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Durante o evento de entrega do CTA na manhã de hoje, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de ampliar esse serviço. “Esse é o décimo equipamento que a gente está inaugurando na cidade de São Paulo: foram 9 CTAs fixos e 1 móvel, com equipamentos bem-preparados para que as pessoas possam fazer a testagem, o aconselhamento e os encaminhamentos necessários.”

”O Centro de Testagem e Aconselhamento José Araújo Lima Filho tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e Aids, principalmente às pessoas mais vulneráveis, oferecendo testagem rápida ao HIV, sífilis e hepatite C e o diagnóstico precoce para o encaminhamento aos SAEs ou Unidades Básicas de Saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Homenageado

O ativista José Araújo Lima Filho, falecido em 2019, atuou por 30 anos na construção de políticas públicas e organização de mobilizações sociais direcionadas às pessoas que vivem com HIV e em prol das populações socialmente vulneráveis. Começou sua jornada já nos primeiros anos da epidemia, época em que trabalhou no antigo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da cidade. Lima Filho foi um incansável defensor da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esteve diversas vezes no Japão, onde firmou parceria com diferentes organizações e compartilhava com elas as experiências de São Paulo, proporcionando troca de conhecimento nas áreas de prevenção e autocuidado entre os brasileiros residentes naquele país. Era vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e ao Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids). É considerado um grande aliado na luta contra a Aids no Brasil.

“A inauguração de um novo CTA significa que mais uma região da cidade está recebendo os serviços de saúde necessários para a prevenção, o diagnóstico e o acompanhamento de ISTs/Aids”, disse a coordenadora de IST/Aids da SMS, Cristina Abbate. “No caso do CTA José Araújo Lima Filho, essa importância é ainda mais representativa, pois ele foi um grande ativista pelos direitos das pessoas que vivem com HIV. Nunca deixou de olhar também para a região do Campo Limpo, que hoje recebe um CTA em homenagem à trajetória dele”, concluiu.

Também estiveram presentes representantes de organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil, assim como do Mopaids, lideranças locais, e coordenadorias da área.