Terça-feira, 23 de Agosto de 2022 | Horário: 16:57

Cadastro na Cohab precisa ser atualizado uma vez por ano

Medida também é necessária em caso de mudança de endereço, renda e da composição familiar. Dessa forma a inscrição, que é fundamental para que munícipes sejam atendidos, permanece ativa no sistema da companhia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo e da Secretaria Municipal de Habitação, trabalha diariamente em políticas e implantações de programas habitacionais para melhorar e combater o déficit habitacional do município. O cadastro da Cohab-SP é um grande aliado para conduzir a população à obtenção de moradia digna definitiva, uma vez que habilita o munícipe a participar dos programas disponíveis.

No entanto, é imprescindível seguir algumas regras básicas para manter o cadastro apto para a seleção. Desde que esteja inscrito, o munícipe precisa atualizar o cadastro a cada 12 meses ou sempre que houver alguma alteração como endereço, renda e composição familiar, entre outros.

Mesmo que não ocorra nenhuma mudança nos dados pessoais, é necessário acessar o cadastro e confirmar as informações para mantê-lo ativo. É possível fazer esse processo no site da Cohab-SP e clicar na opção “atualize seu cadastro”. Caso o munícipe esteja com seu cadastro inativo, basta entrar no link acima e atualizá-lo.

Todas as informações inseridas no cadastro devem ser preenchidas com atenção, para que não ocorram erros. Um dos critérios de seleção é a renda familiar, portanto, ela deve ser informada corretamente para que o munícipe não seja desclassificado.

O processo de seleção para unidades habitacionais é realizado conforme as regras de elegibilidade e priorização de cada programa específico. Porém, os critérios gerais estipulam que o munícipe não possua ou tenha possuído qualquer tipo de imóvel em seu nome e, também, não pode ter sido contemplado por programas habitacionais em qualquer lugar do Brasil.

A inscrição no cadastro da Cohab-SP é gratuita e disponível para qualquer munícipe acima de 18 anos. Não há ordem cronológica ou garantia de atendimento. Sendo assim, o cadastro não pode ser denominado “fila de espera”. O mesmo pode ser feito pelo site da Cohab-SP, por meio deste link.