Sábado, 26 de Novembro de 2022 | Horário: 17:16

Bolsa Trabalho é semifinalista do Premia Sampa

Programa oferece oportunidade de emprego, renda e profissionalização para população em situação de rua

O Programa Bolsa Trabalho, que ofereceu 10 mil vagas de inclusão produtiva para as pessoas em situação de rua, está na lista de semifinalistas do Premia Sampa 2022. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de dezembro desse ano.

A iniciativa “Inovações no Bolsa Trabalho para a População em Situação de Rua” está concorrendo na categoria Larga Escala, que contempla projetos que tem diversas secretarias envolvidas, priorização na agenda política, recursos investidos e abrangência territorial. “Além de inovar na gestão e implementação, o Bolsa Trabalho tem articulado redes e serviços das pastas de trabalho, assistência social, saúde, acolhimento humanizado e autonomia para reinserir no mercado de trabalho a população em situação de vulnerabilidade, principalmente a que vive nas ruas”, explica o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos Alexis Vargas. “Fico muito feliz em ver este programa entre os semifinalistas do Premia Sampa, que tem como objetivo promover projetos que incentivem e engajem a sociedade civil e o setor público a apostarem em ações inovadoras”. Ao todo, o Premia Sampa recebeu mais de 90 inscrições, sendo 12 na categoria larga escala.

O Projeto Bolsa Trabalho PopRua está inserido nas atividades do Programa Reencontro, e nasce de uma parceria com o Governo do Estado. É um esforço intersecretarial, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Com previsão de sete meses de funcionamento (abril de 2022 a janeiro de 2023), já conta com mais de 9 mil pessoas cadastradas, com previsão de alcançar 10.000 beneficiários.

“Esse é o primeiro emprego que eu tenho. Foi uma oportunidade que a vida me deu quando eu estava devastada, sem saber para onde ir. Eles me acolheram e me indicaram, fizeram quase tudo para mim, aqui comecei do zero”, comemora Maria Ivone, beneficiária do programa.

Sobre o Bolsa Trabalho

Os participantes do Bolsa Trabalho prestam 20 horas de serviços semanais para órgãos públicos, durante o período de cinco meses. Entre os cursos de qualificação profissional estão: jardinagem, zeladoria, artesanato, competências socioemocionais e gastronomia. O valor da bolsa-auxílio é de R$ 540,00 ao longo do tempo determinado.

Podem participar do programa trabalhadores desempregados que não sejam beneficiários de Seguro Desemprego ou outro programa assistencial semelhante, com renda de até meio salário-mínimo por integrante da família. Precisam ainda residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos e ter somente um beneficiário por núcleo familiar.