Notícia na íntegra

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024 | Horário: 12:44

Blocos de rua do Carnaval 2024 garantem a animação em todas as regiões da cidade nesta segunda (12) e na terça (13)

No primeiro final de semana de folia, a Prefeitura realizou a limpeza e desinfecção das ruas assim que os desfiles terminaram

A festa pela cidade continua nesta segunda (12) e na terça (13) com diversos blocos de rua do Carnaval 2024 levando muita alegria e agito às ruas da capital. O evento tem organização e infraestrutura da Prefeitura de São Paulo e os desfiles acontecem em todas as regiões. 

O tradicional Bloco Esfarrapados passa pelas ruas do Bexiga. Também na região central, tem o Forrozim com cantora Mariana Aydar e o Bloco Eu sou o Axé. O cordão Cheiroso e Ano Passado eu Morri mas Este Ano eu não Morro estarão na Zona Oeste. Já na região sul, o Bloco Vila Country (com João Bosco e Vinícius) e Carnavalesco de Santa Luzia garantem a animação. A folia continua com o Bloco Donos da Percussão (Norte) e Amigos da Rua Bresser (Leste).

Na terça não faltam opções para os paulistanos e turistas em diferentes regiões, como o Bloco Agora Vai, Pocah, Galo da Madrugada e Assombrosos do Ó. Para conferir a programação

Para ajudar a traçar o melhor roteiro, o site SP 470 Anos  apresenta os blocos oficiais cadastrados na cidade.  Desenvolvido pela administração municipal, o site apresenta de forma fácil e rápida a programação atualizada dos desfiles em toda a cidade. Nele, é possível montar a programação buscando os blocos por bairro, período (carnaval e pós-carnaval) ou por data e horário.   

Balanço do final de semana

Nos dois primeiros dias de Carnaval, milhares de pessoas passaram pelos blocos de São Paulo. Para garantir a organização da cidade, a  Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), realizou uma grande operação de limpeza e depois de encerrados os desfiles, a cidade estava com os trajetos lavados e desinfetados.

Dados totais sobre a limpeza do domingo (11)

  • Equipes: 2.721 pessoas atuaram na varrição de ontem e 276 veículos foram usados na limpeza.

  • Limpeza das vias: Foram utilizados 513 metros cúbicos de água de reuso e 1.129 litros de desinfetante para realizar a limpeza das vias.

  • Equipamentos: Foram disponibilizados 249 contêineres no trajeto dos blocos, 536 cestos aramados, 776 papeleiras e 162 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Ao todo, foram retirados.

  • Lixo retirado: Foram retiradas 87,7 toneladas de lixo das vias.

Dados sobre a limpeza do sábado (10)

  • Equipes: 2.626 pessoas atuaram na varrição de sábado e 249 veículos foram usados na limpeza.

  • Limpeza das vias: Foram utilizados 466 metros cúbicos de água de reuso e 1.135 litros de desinfetante para realizar a limpeza das vias.

  • Equipamentos: Foram disponibilizados 250 contêineres no trajeto dos blocos, 482 cestos aramados, 743 papeleiras e 43 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

  • Lixo retirado: Foram retiradas 84,56 toneladas de lixo das vias.

Organização e estrutura
Todos os trajetos dos blocos foram analisados em conjunto com a Comissão Especial e tiveram seus itinerários aprovados pela Companhia de Engenharia de Trânsito e órgãos de segurança pública.  

Para garantir que o Carnaval seja alegre e seguro, a Prefeitura tomou algumas medidas, como a intensificação do protocolo Não se Cale, a distribuição de pulseiras de identificação de crianças, e unidades móveis de Direitos Humanos. Além disso, agentes de apoio circulam entre os blocos, vestidos com camiseta rosa-choque, para orientar os foliões sobre como proceder em caso de importunação sexual, por exemplo.      

As unidades móveis estão montadas das 10h às 19h, instaladas estrategicamente ao lado dos Postos de Atendimento Médico. Há também pessoas no apoio circulando entre os blocos, vestidas com camiseta rosa-choque, para orientar os foliões sobre como proceder se forem assediadas ou importunadas e, se for o caso, encaminhá-las para o atendimento especializado.     

Saiba mais aqui.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn