Quinta-feira, 6 de Maio de 2021 | Horário: 11:31

Banco de Alimentos distribuiu 69 toneladas em doações em abril

Desde março de 2020, já foram doadas 3 mil toneladas de alimentos não perecíveis, frutas, legumes, verduras e produtos de higiene e limpeza para cerca de 280 mil pessoas

Um dos principais desafios durante todas as fases da pandemia da covid-19 é garantir a segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de vulnerabilidade. Para minimizar os efeitos deste momento nas populações assistidas pelas 410 associações credenciadas pelo Programa Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo (PMBA), o número de doações teve um incremento considerável, registrando em abril 69 toneladas.

A iniciativa já soma 800 toneladas nos primeiros quatro meses de 2021, e 3 mil toneladas desde o início da pandemia, em março de 2020. Tanto durante as fases emergencial, vermelha e de transição, o Banco de Alimentos mantém uma campanha ativa para o recebimento de doações, considerando que a redução na circulação de pessoas para conter a disseminação do coronavírus pode impactar no número de insumos recebidos.

A maior parte dos doadores são supermercados, atacados, empresas e hortifrutis, mas também são aceitas doações de pessoas físicas. Neste mês, foram encaminhadas doações da Campanha “Vacina Contra a Fome”, do Governo do Estado de São Paulo, dos supermercados Atacadão, Carrefour e Sonda, da Casa Bauducco, da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), por meio da Correcta Indústria e Anaconda, das empresas Nestlé e Dr.Oetker, Cooperapas (Cooperativa de Produção Orgânica da Cidade de São Paulo) e pessoas físicas.

“Sabemos que a pandemia impacta na renda de milhares de famílias por toda a cidade de São Paulo o que afeta a alimentação. Por este motivo, a distribuição de alimentos para as centenas de associações credenciadas pelo PMBA é extremamente importante, oferecendo produtos de ótima qualidade para combater a insegurança alimentar e nutricional diretamente, auxiliando quem mais precisa”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O Programa de Combate ao Desperdício, que também está vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, encaminha os itens frescos ao PMBA. A atuação do programa é diretamente com hortifrutis e feiras e, desde o início deste ano, já foram doadas 27,4 toneladas de frutas, legumes e verduras.

Serviço:
Programa Municipal Banco de Alimentos
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Cresan Vila Maria. Rua Sobral Junior, N°264 - Vila Maria Alta, Zona Norte, São Paulo/SP.
Telefone (11) 2207-8770.