Sábado, 12 de Junho de 2021

Autodeclaração para vacinação contra a Covid-19 só será aceita para deficientes visuais permanentes

Para demais classificações, será exigido documento que comprove a condição
A partir deste sábado (12), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) só aceitará a autodeclaração para a vacinação contra a covid-19 das pessoas com deficiência visual permanente, como cegueira. Para os demais casos de disfunções visuais, será exigido um documento que comprove a condição.
A Prefeitura consultou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e se comprometeu a enviar as autodeclarações com suspeitas de fraude para investigação e responsabilização de pessoas não deficientes que se autodeclararem indevidamente.

Para os casos em que é possível a autodeclaração, a pessoa deverá ser informada quanto ao crime de falsidade ideológica (art.299 do Código Penal), em caso de uso indevido.

Dentro do universo de imunizados, os casos de autodeclaração correspondem a cerca de 2% do grupo elegível para vacinação dos deficientes.

O instrutivo nº 26 que orienta esta etapa da campanha, o modelo de declaração a ser utilizada pelos pelos deficientes e os demais detalhes sobre a imunização podem ser acessados na página Vacina Sampa. Basta clicar aqui.

Vacinação na cidade
Até esta sexta-feira (11), foram imunizadas 5.547.765 pessoas contra a Covid-19 na capital paulista, sendo 3.878.565 com a primeira dose e 1.669.200 com a segunda dose, que conclui o esquema vacinal.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.