Notícias

Artesãos da capital venderão artigos no Mercadão das Flores

Parceria inédita com a Prefeitura levará produtos de empreendedores manuais para a Zona Oeste da capital

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, promove neste sábado (25) a Feira de Artesanato do programa Mãos e Mentes Paulistanas. O evento, gratuito, será das 9h às 17h no Mercadão das Flores, localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste.

“A feira, realizada em parceria com o Mercadão das Flores, acontece no início da primavera justamente para celebrar essa data marcante. As exposições do Mãos e Mentes Paulistanas são muito importantes para o fomento do empreendedorismo dos manualistas, além de colaborar com o processo de retomada econômica da capital”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Esta é a primeira vez que a ação, executada em parceria com a Rede Asta, é realizada no Mercadão das Flores. Tem como principal objetivo fortalecer o setor artesanal, possibilitando a geração de renda dos artesãos da Zona Norte, por meio de um ponto fixo de comercialização de produtos.

Para esta edição foram convidados sete artesãos credenciados pelo Programa Mãos e Mentes Paulistanas para expor seus produtos. Os artigos contemplam os mais variados setores como perfumaria, decoração, vestuário e acessórios.

Mercadão das Flores

O Mercadão das Flores é um empreendimento projetado para a comercialização de flores, plantas e decoração, unindo 320 fabricantes e distribuidores em um só lugar. O espaço, de 21 mil metros quadrados, conta com segurança 24 horas, 250 vagas de estacionamento com vallet, docas para descarga de mercadorias e câmaras frias para armazenamentos.

Além de uma área dedicada à decoradores, arquitetos, paisagistas e outros profissionais do setor, a estrutura oferece aos clientes uma experiência diferenciada durante a compra. A empresa valoriza, prioritariamente, a difusão de práticas conscientes e sustentáveis, além de contribuir com a promoção do desenvolvimento de negócios com práticas de inclusão social.

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

O Programa Mãos e Mentes Paulistanas, lançado em 2019, tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social para empreendedores artesanais e manualistas da cidade. A iniciativa promove diversas ações que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor, para manter informações atualizadas a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos.

O curso de qualificação, que já formou mais de 400 alunos, oferece conteúdos relacionados à vendas on-line, organização financeira, cooperativismo, sustentabilidade, plano de negócios, planejamento de coleção efotografia de produto, entre outros temas que serão fundamentais para o artesão aumentar suas vendas e destacar o seu empreendimento. Para participar da qualificação é necessário estar habilitado pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas.

O projeto realiza credenciamento e habilitação de artesãos e manualistas. Basta acessar o credenciamento on-line pelo Portal 156: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/cadastro , ou comparecer às terças-feiras presencialmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, localizada na Av. São João, 473, 5° andar, das 9h30 às 15h30. Neste caso o empreendedor deve levar consigo as seguintes documentações: RG, CPF e comprovante de residência.

Serviço
Exposição de Artesanatos Mãos e Mentes Paulistanas
Data: 25 de setembro
Horário: 9h às 17h
Local: Mercadão das Flores. Rua Hayden 105 - Vila Leopoldina
Entrada Gratuita

Ações do documento