Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022 | Horário: 19:37

AMA Sapopemba passa a funcionar 24 horas por dia

A unidade oferece serviços de urgência e emergência em clínica médica geral, pediatria, enfermagem, raio-x e exames laboratoriais

A partir desta quarta-feira (16), a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sapopemba passa a funcionar ininterruptamente, durante 24 horas por dia. Para o novo horário de funcionamento, a unidade precisou passar por uma fase de adequações, entre elas a ampliação de uma sala de emergência, com dois leitos, abertura de uma sala de sutura, além de novos espaços para os médicos. No mesmo endereço da AMA funcionam também um Ambulatório de Especialidades (AE), uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III Adulto e um Centro Especializado de Odontologia (CEO). O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitou o complexo na manhã desta quarta-feira (16).

A AMA Sapopemba oferece serviços de urgência e emergência em clínica médica geral, pediatria, enfermagem e exames laboratoriais. A unidade conta com seis consultórios, salas de espera, emergência, acolhimento, medicação, sutura e banheiros (comuns e especiais), além das salas compartilhadas com o AE: raio-x, eletrocardiograma, esterilização, inalação e expurgo.

Ao todo, 180 profissionais prestam serviço na unidade, entre médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, assistentes, auxiliares e equipes administrativa e de limpeza.

Gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o equipamento, entregue em janeiro de 2008, ocupa uma área construída de 435 m². O custeio mensal da unidade é de R$ 553.266.52.

Segundo o secretário Edson Aparecido, nesta segunda fase da reforma, os equipamentos serão contemplados com obras de melhorias no fluxo de atendimento, troca de mobiliário, pintura, ampliação de espaços, investimentos em tecnologia, reparos do sistema elétrico e pintura. “A gestão municipal tem trabalhado para melhorar continuamente a assistência prestada aos usuários e as condições de trabalho oferecidas aos profissionais.”

Na primeira etapa reforma foram investidos R$ 344.770,39. A unidade passará por uma segunda fase de adequações, a ser licitada, na qual estão previstas pintura externa, troca de placas e ampliação de leitos de observação adulto e infantil para possibilitar maior capacidade de atendimento.

Para Glória Gonçalves, auxiliar de serviços gerais e conselheira de saúde da região, que acompanhou a visita do secretário, hoje é um dia histórico. “O anúncio de liberação de verbas para ampliação das obras no complexo é motivo de muita alegria. O funcionamento da AMA durante 24 horas também vai ajudar muitos usuários desta ampla região de Sapopemba”, comentou.

Também acompanharam a visita a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino, a coordenadora da Atenção Básica, Giselle Cacherik, a supervisora de saúde da região de Sapopemba, Cintia Heger, e gestores da SPDM.