Terça-feira, 21 de Junho de 2022 | Horário: 17:12

Alunos da Rede Municipal passam por triagem oftalmológica

Iniciativa faz parte do programa ‘Ver na Escola’, realizado por meio de um acordo de cooperação com o Instituto Verter e a Coordenadoria dos Centros de Educação Unificados – COCEU

A Secretaria Municipal de Educação iniciou o programa Ver na Escola, realizado por meio de um acordo de cooperação com o Instituto Verter e a Coordenadoria dos Centros de Educação Unificados – COCEU, por meio da  Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – DIGP,  que prevê identificar, precocemente, problemas de visão em estudantes de 5 a 16 anos matriculados na Rede Municipal. No total, serão atendidos 20 mil alunos de EMEIs e EMEFs de 15 CEUs, até o mês de dezembro.

A primeira etapa do atendimento é uma triagem feita com um técnico oftalmológico. Os estudantes que tiverem indicação vão passar, na segunda fase, com autorização dos pais, por um médico oftalmológico, que fará exames mais complexos para identificar possíveis patologias ou indicação para uso de óculos.

As crianças e adolescentes que apresentarem necessidade de usar óculos poderão escolher as armações no mesmo dia. Elas terão acesso aos óculos gratuitamente no período de até um mês, depois da consulta. Todo o atendimento será feito nos CEUs.

Primeira infância

As crianças de 0 a 3 anos também estão passando uma avaliação oftalmológica. Neste caso, elas também são avaliadas por um técnico com objetivo de identificar precocemente doenças como câncer nos olhos.