Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2021 | Horário: 18:04

Ação no Centro da cidade oferece serviços para moradores em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), participou nesta quinta-feira (9), no Pátio do Colégio, no Centro da capital da ação Juntos por Todos, do Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria estadual da Justiça e Cidadania.

O evento realizado em conjunto com o Governo do Estado em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ser comemorado amanhã, dia 10, ofereceu atividades gratuitas à população em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando diversos serviços estaduais, municipais e de organizações não-governamentais.

A iniciativa visou resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua e contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida, com o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, além de possibilitar a construção do processo de saída das ruas, por meio de intervenções em rede e o acesso aos benefícios socioassistenciais.

Para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a cidade é acolhedora, porém, com a pandemia cresceu muito o número de pessoa em situação de rua. “Estamos fazendo muitas ações para reverter esse quadro promovendo um atendimento humanizados dessas. Posso citar a antecipação do censo de moradores, vamos relançar o programa Reencontro e já estamos dialogando para construir dezenas de moradias pré-moldadas em área no Centro”, disse.

No último censo, feito em 2019, a cidade possuía 24 mil pessoas. Hoje o número é bem maior devido as crises na saúde e na economia, com o desemprego em alta. “Mas a Prefeitura está olhando para essas pessoas. Estamos fazendo o censo de formas quantitativa e qualitativa, para atender melhor essa população. Hoje temos 25 mil vagas nos abrigos públicos bem humanizados. Atendemos por dia, mais de 2,5 mil pessoas nos Consultórios de Rua e destinamos muitas famílias para hotéis na região central”, frisou o prefeito.

Já o vice-governador, Rodrigo Garcia, elogiou a ação pois resgata a dignidade das pessoas em situação de rua. “Ações como esta são muito importantes para que possamos ouvir o que deseja a população e colocar em prática para o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares e possibilitando, assim a construção do processo de saída das ruas”, disse Garcia

Assistência Social
A SMADS colocou à disposição duas vans com profissionais que fizeram o atendimento, cadastramento e atualização do CadUnico. As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Especial (SEAS) de nove unidades receberam na semana passada um treinamento especial para a distribuição dos cartões Bom Prato, que teve como objetivo ampliar as condições de atuação com pessoas em situação de rua, oferecendo a cada uma delas a melhor alternativa de assistência.

Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado, desde o ano de 1950, em 10 de dezembro. Nessa data, celebra-se a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), fato que ocorreu em 1948. Em todo o mundo, diversas entidades relacionadas com os Direitos Humanos promovem eventos culturais, passeatas, manifestações populares e exposições com a finalidade de informar os cidadãos a respeito da necessidade da garantia dos direitos fundamentais contidos na Declaração.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A Declaração principia reconhecendo que "a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo". Além disso, declara que os Direitos Humanos são universais independentemente de cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa.

A Declaração Universal inclui direitos civis e políticos, como o direito à vida, à liberdade, liberdade de expressão e privacidade. Ela também inclui os direitos econômicos, sociais e culturais, como o direito à segurança social, saúde e educação.