Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 | Horário: 09:45

Academias Estudantis de Letras realizam mostra cultural on-line

Evento acontece nesta quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22), e será transmitido no YouTube

A Academia Estudantil de Letras (AEL) realiza nesta quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22), uma mostra cultural inspirada na Semana de 1922 com expressões artísticas que dialogam com a literatura, em apresentações organizadas pelos professores e estudantes do projeto. A iniciativa tem como objetivo enaltecer o protagonismo infantojuvenil e adulto, assim como a autoestima e o respeito mútuo entre os estudantes.

Em 2021, a programação será on-line e transmitida pelo canal do YouTube da AEL, que pode ser acessado clicando aqui. Ao todo, serão mais de 40 atrações com contações de histórias, encenações, registros do trabalho nas academias, depoimentos e conversa com escritores.

A abertura do evento acontece hoje, das 10h às 12h, com a live “Semana de Arte Moderna AEL 2021”, com a escritora e contadora de histórias Kiusam de Oliveira.

Programação de atividades para quarta-feira (20)

10h – Live com a escritora Kiusam de Oliveira
12h00- Bate-papo com os escritores Manuel Filho e Eliana Martins
13h30 – Apresentação da AEL André Neves – EMEF José Ferraz de Campos (DRE Pirituba/Jaraguá)
14h00 – Apresentação da AEL Cora Coralina – EMEF Antônio Pereira Ignácio (DRE Guaianases)
14h30 – Apresentação da AEL Keka Reis – EMEF Ayres Martins Torres (DRE Itaquera)
15h00 – Apresentação AEL Mauricio de Sousa – EMEF Júlio de Grammont (DRE São Mateus)
15h30 – Homenagem à Cecília Meireles – EMEF Júlio Marcondes (DRE Jaçanã/Tremembé)
16h00 – Apresentação da AEL Graciliano Ramos – EMEF Cecília de Moraes de Vasconcelos (DRE Freguesia/Brasilândia)
16h15 – “Literatura na escola: leitura de Frankenstein, Mary Shelley”-Professora FernandaElisa – EMEF Ibrahin Nobre (DRE Butantã)
16h30 – Seminário sobre Thiago de Mello- AEL Cecília Meireles -EMEF General Newton Reis (DRE São Miguel)

A programação completa de atividades até sexta-feira (22) pode ser acessada clicando aqui.

Academia Estudantil de Letras

O projeto, que é desenvolvido nas unidades da rede municipal desde 2015, une o currículo com iniciativas das próprias escolas. Nessa dinâmica, os estudantes escolhem autores da literatura para serem seus “amigos literários”, realizam pesquisas, seminários e compartilham o aprendizado com os colegas.

Durante a pandemia, as atividades têm acontecido principalmente de forma on-line, mas com o retorno das aulas presenciais, cada escola tem se organizado de acordo com a disponibilidade dos alunos.

A participação é organizada em três ciclos: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Com o tempo, os mais experientes vão assumindo a titularidade das cadeiras pretendidas, assim como na Academia Brasileira de Letras “original”. Enquanto isso, os mais novos também são estimulados, nas mediações literárias, a assumirem seus postos quando as cadeiras forem ficando disponíveis.

Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.