Notícias

SPTrans orienta os passageiros nos terminais urbanos

Objetivo é conscientizar as pessoas da importância da prevenção no transporte público por ônibus

De Secretaria Especial de Comunicação

Quem passa hoje por qualquer um dos 31 terminais de ônibus da cidade pode ver que a movimentação está menor do que antes da pandemia de coronavírus. Em lugares onde circulavam milhares de passageiros, o movimento foi reduzido. Nas mensagens de aviso sonoro onde eram divulgadas apenas informações sobre as linhas de ônibus e uso do bilhete único, agora são fornecidas dicas e orientações para prevenção da covid-19. Entre elas:

- Todos contra o coronavírus. Respeite as marcações no chão para manter a distância segura entre passageiros. Elas estão nas plataformas e nas áreas do Posto de Atendimento.
- Todos contra o coronavírus. Mantenha a distância segura entre os passageiros próximos a você. Respeite as marcações no chão das plataformas durante o embarque.
- Todos contra o coronavírus. febre, tosse, e dificuldade para respirar são os principais sintomas da doença.
- Todos contra o coronavírus: Não compartilhe objetos de uso pessoal.
- Todos contra o coronavírus: Ao final de sua viagem lave as mãos com água e sabão, desde a parte inferior das unhas até o pulso.

Sinalização
A sinalização nas plataformas define a distância de 1 metro entre os usuários enquanto aguardam o embarque no ônibus. As faixas são pintadas com tinta de piso amarela, antiderrapante, e serão reforçadas periodicamente, se necessário. A SPTrans recomenda aos passageiros que preservem a distância mínima de acordo com as faixas pintadas no chão das plataformas a fim de evitar o contágio e a propagação da covid-19. O objetivo da medida é preservar a distância mínima recomendada como prevenção ao surto do novo coronavírus.

Essas orientações e outras medidas fazem parte das ações adotadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e SPTrans, para evitar a proliferação do novo coronavírus entre trabalhadores e usuários do transporte público. Acompanhe abaixo:
- Nos banheiros dos terminais, a limpeza está sendo feita com maior frequência;
- Jornal do Ônibus com informativo sobre dicas de prevenção ao coronavírus (nos ônibus desde 6/3)
- Reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres e pega-mão;
- orientação para que motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários de operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada;
- Idosos que são considerados grupos de risco, se puderem, devem evitar usar transporte público no horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas.

Outras medidas


Diariamente, a equipe técnica da SPTrans acompanha o movimento dos passageiros e adequa a frota de ônibus para atender a população que precisa continuar se deslocando durante a quarentena. A SPTrans também criou um site com as notícias relacionadas ao transporte público em virtude da pandemia de Covid-19, incluindo mudanças de linhas, funcionamento dos postos e recomendações de como se prevenir: http://www.sptrans.com.br/covid-19.

Ações do documento