Academia forma 98 novos Guardas Civis Metropolitanos

Efetivo contribuirá para reforçar a segurança na cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou no último sábado (11), a formatura de 98 novos guardas civis metropolitanos, sendo 65 masculinos e 33 femininos que passaram a integrar a Instituição e, incialmente, serão direcionados para atender a região central de São Paulo. A cerimônia aconteceu na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU).

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, destacou o investimento na melhoria salarial do GCM, as promoções vertical e horizontal, além do reaparelhamento da corporação com novas viaturas de duas e quatro rodas, as quais irão atuar nas unidades especiais e ambientais da GCM, além de melhorias no armamento.

A Comandante Geral da GCM, Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza, agradeceu ao Prefeito da Cidade de São Paulo, Bruno Covas, e ao Secretário José Roberto, pela confiança nela depositada e explicou sobre os desafios que aguardam os formandos, além da necessidade de empenho e dedicação profissional.

Durante a solenidade, também houve a entrega de distintivos aos três primeiros colocados do curso feitos pelo Secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira, pelo Adjunto Celso Aparecido Monari e pela Comandante IS Elza.

Os formandos concluíram as etapas de preparação teóricas e práticas e agora estão aptos ao exercício das atividades operacionais. A formação foi dividida em quatro etapas, a primeira transmitiu conhecimentos técnicos e científicos para a preservação da vida humana e a segurança dos cidadãos. O segundo momento englobou a capacitação física com equipamentos de defesa pessoal e treinamento de utilização de arma de fogo. Na terceira etapa, os alunos aprenderam os principais tipos de crimes e a maneira de agir perante essas situações, além de promover a capacitação para atividades operacionais.

O curso na íntegra visa qualificar o Guarda Civil 3º Classe, para atuar na prestação de serviços públicos à população, tornando-o consciente para realizar o exercício de suas funções de forma alinhada aos direitos humanos, aos princípios básicos de utilização de força e sempre priorizando a resolução de conflitos.

Também prestigiaram o evento o Chefe de Gabinete, Reynaldo Priell Neto, o Subcomandante da GCM, Inspetor Superintendente Marcos Valério Pereira Ferreira, o Coordenador da AFSU, Inspetor Superintendente Anizio de Jesus Cortez, o Coordenador da Defesa Civil, Rogério Vieira Peixoto, e demais servidores.

Para registrar o evento, a equipe do Dronepol também esteve presente e realizou a cobertura com "imagens aéreas".

Passo a passo para adquirir o novo Bilhete Único