850 mil pessoas participam da folia em São Paulo na terça-feira de carnaval

Festa contou com atrações em diversas regiões da cidade

Cerca de 850 mil foliões participaram dos desfiles dos blocos que passaram por diversas regiões da cidade na terça-feira (13) de Carnaval. Desse total, 700 mil pessoas participaram da festa na Avenida 23 de Maio. A estimativa é baseada nos números fornecidos pelos blocos e pelo monitoramento realizado pela Secretaria de Prefeituras Regionais, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Blocos como o Itaquerendo Folia, Akió, Babalotim, Vaim Quem Qué, Folia no Glicério, SP Beats, entre outros, arrastaram um mutidão de pessoas para às ruas da capital paulista. A festa na Avenida 23 de maio, entre os viadutos Santa Generosa e Pedroso, ficou por conta dos blocos Agrada Gregos, Que Casar Que Nada e Invertidos.

Na terça-feira (13), as equipes de saúde contratadas realizaram 294 atendimentos durante o Carnaval de Rua, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), três. As equipes também realizaram um atendimento no sambódromo.

Durante e após os desfiles dos blocos pela cidade, as equipes de limpeza urbana recolheram 173,14 toneladas de lixo. Desse total, 1,69 tonelada de recicláveis dos Pontos de Entrega Voluntária.

A festa também contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O efetivo empregado para atender as demandas foi de 466 GCMs, sendo sendo 184 agentes na 23 de Maio, 11 agentes na Vila Mariana, 9 no Anhangabaú, 74 no Largo da Batata, Faria Lima e Vila Madalena, 82 na cobertura dos bloquinhos espalhados pela cidade e 106 no Anhembi. Na noite de terça-feira (13), a Guarda Civil Metropolitana conduziu duas pessoas ao 14º DP por furto na região da Faria Lima.

Na terça-feira, os agentes das Prefeituras Regionais também efetuaram 783 lacres e apreenderam 15 carrinhos.

Somente nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde os maiores desfiles se concentraram, fiscais emitiram cerca de 92 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital.

Trabalho Infantil

As equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) identificaram 49 situações de trabalho infantil na terça-feira (13), e recebeu uma denúncia.

São 36 equipes atuando diariamente com cerca de 700 orientadores socioeducativos na campanha “Não deixe o Trabalho Infantil embarcar nesse trio”. A Prefeitura disponibiliza a Central 156 para denúncias dos munícipes em relação ao trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual.

Consolidado do Carnaval

Com 387 desfiles desde o pré-Carnaval, a festa reuniu 9 milhões de pessoas em São Paulo, sendo 5,1 milhões de pessoas entre sábado (10) e terça-feira (13).

Entre domingo e terça-feira, a Avenida 23 de maio recebeu 2,6 milhões de pessoas e, para o próximo fim de semana a via segue na programação do carnaval com atrações como Bayana System, Sebah Vieira e Claudia Leitte.

A programação completa pode ser acessada aqui.